FERRAMENTAS LINUX: Como usar o Wayland Screen Sharing com o PipeWire e o XDG Desktop Portal

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Como usar o Wayland Screen Sharing com o PipeWire e o XDG Desktop Portal




Confira!!



Alguns dias atrás, nós informamos sobre o progresso da Red Hat com o suporte a transmissão de tela baseada em WebRTC sob o Wayland, que trabalha tanto para o KDE Plasma quanto para o GNOME Shell. Dadas todas as preocupações ao longo dos anos em apoiar o compartilhamento de tela / desktop remoto sob o Wayland e os bits só se unindo recentemente, Jan Grulich da Red Hat ofereceu um guia.

Grulich, que esteve envolvido com o trabalho de compartilhamento de tela Wayland através de seu papel na Red Hat, publicou um guia sobre como obter o suporte habilitado e trabalhando para o KDE ou o GNOME no Wayland.

A abordagem baseia-se na estrutura PipeWire, utilizando o XDG-Desktop-Portal com seus back-ends KDE ou GTK e, em seguida, garantindo que seus componentes de desktop o suportem. Por enquanto no lado do KDE você precisa estar usando o KDE Plasma 5.13 com um conjunto de variáveis ​​de ambiente enquanto que para o Mutter do GNOME existe um patch atualmente fora da árvore requerido.

Confira o guia de Grulich para obter o compartilhamento de tela no Wayland. Para os usuários do Fedora, pelo menos, o processo é em grande parte simples, graças aos repositórios do Copr, oferecendo o que ainda não está em seus pacotes principais.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário