FERRAMENTAS LINUX: O driver Intel ANV Vulkan agora suporta o cache automático de Shader no disco

terça-feira, 3 de julho de 2018

O driver Intel ANV Vulkan agora suporta o cache automático de Shader no disco


Confira!!




Foi um dia agitado para o driver Vulkan Linux de código aberto "ANV" da Intel. Além das novas otimizações (NIR) , eles também permitiam o suporte para o cache de sombreador em disco.

Com a API de gráficos Vulkan, expostos ao mecanismo de jogo / aplicativo, há suporte para o armazenamento em cache de pipeline. Mas, infelizmente, nem todos os softwares habilitados para Vulkan fazem uso do suporte ao armazenamento em cache. Para aqueles que não o fizerem, o driver Intel ANV agora suporta o cache de sombreador em disco semelhante à recente adição ao driver Intel i965 OpenGL.

Esta é uma história semelhante ao ano passado que o driver Radeon RADV conectou o suporte ao cache do shader em disco. Embora seja ideal quando o jogo / aplicativo Vulkan faz uso do cache de pipeline para a reutilização de objetos entre execuções, o código de cache do shader em disco do Mesa agora é usado para reutilizar automaticamente os shaders compilados em execuções subseqüentes.

O cache de sombreador em disco ajuda a reduzir o tempo de carregamento, principalmente em jogos com sombreador pesado. A partir de hoje, o driver Intel ANV está conectado . O desenvolvedor líder de ANV, Jason Ekstrand, escreveu:
A API do Vulkan fornece um mecanismo para que os aplicativos armazenem em cache seus próprios sombreadores e gerenciem eles mesmos o armazenamento em cache do pipeline no disco. Geralmente, isso é o que eu recomendaria aos desenvolvedores de aplicativos e resisti à implementação do armazenamento em cache transparente no driver do Vulkan por um longo tempo. No entanto, nem todos os aplicativos fazem isso e, em alguns casos de uso, isso não é prático.

Foi no início deste ano que a Intel ativou o cache de shaders do OpenGL por padrão .


Fonte

Até a próxima!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário