FERRAMENTAS LINUX: A Valve lança o "Proton" baseado em vinho para rodar jogos do Windows no Linux

terça-feira, 21 de agosto de 2018

A Valve lança o "Proton" baseado em vinho para rodar jogos do Windows no Linux




Confira!!


A Valve anunciou hoje uma nova versão do Steam Play que permite que os jogadores do Linux aproveitem os jogos do Windows no Linux através do seu novo projeto Proton baseado no Wine. 

Aqui estão os principais elementos do anúncio de hoje: 
- Os jogos do Windows sem a versão Linux atualmente disponível agora podem ser instalados e executados diretamente do cliente Linux Steam, completo com suporte nativo a Steamworks e OpenVR. 
- As implementações do DirectX 11 e 12 agora são baseadas no Vulkan, resultando em melhor compatibilidade de jogos e menor impacto no desempenho. 
- O suporte para tela cheia foi melhorado: os jogos em tela cheia serão perfeitamente esticados para a exibição desejada sem interferir na resolução nativa do monitor ou exigir o uso de uma área de trabalho virtual. 
- Melhor suporte ao controlador de jogos: os jogos reconhecerão automaticamente todos os controladores suportados pelo Steam. Espere mais compatibilidade de controlador out-of-the-box do que até mesmo a versão original do jogo. 
- O desempenho para jogos multi-threaded foi bastante melhorado em comparação com o Vanilla Wine.
É interessante ouvir que eles têm algumas melhorias de desempenho em sua base de código "Proton" Wine e será interessante ver o que eles tentam fazer upstream no Wine. 

O Proton é de código aberto no GitHub . O repositório de origem confirma que o DXVK está sendo usado para o Direct3D no suporte do Vulkan. 

Os jogos para Windows que eles estão apoiando hoje com o novo beta do Steam Play são QUAKE, Tropico 4, Star Wars: Battlefront 2, DOOM, DOOM VFR, PAYDAY: The Heist, STALKER: Sombra de Chernobyl e vários outros. Eles estarão adicionando mais jogos do Windows enquanto terminam de testá-los e garantir um bom suporte. 

Todos os detalhes podem ser encontrados através deste anúncio da Steam recém publicado .


Até a próxima!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário