FERRAMENTAS LINUX: A Intel silenciosamente está trabalhando em um novo driver Gallium3D sendo chamado de "Iris"

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

A Intel silenciosamente está trabalhando em um novo driver Gallium3D sendo chamado de "Iris"




Confira!!



Depois de resistir ao Gallium3D na década passada com a preferência de continuar a manter seu driver i965 Mesa clássico e tudo o que investiu em sua pilha de compiladores e mais, parece que os tempos estão mudando conforme a equipe de código aberto da Intel está iniciando desenvolvimento de um moderno driver Gallium3D.

Isso não deve ser confundido com os antigos esforços do i915g ou i965g de cerca de uma década atrás que foram os experimentos de Tungsten / LunarG para fins de pesquisa / experimentação de driver ou no caso do i915g para lidar com alguns recursos com LLVM em software, mas isso é um moderno driver Gallium3D visando seu hardware atual.

Parece não haver anúncio formal deste novo driver ainda, mas ao ler esta série de patchesna lista de discussão do Mesa de hoje pelo Jason Ekstrand, da Intel, notei a menção de um dos benefícios deste passo de redução de imagem de armazenamento para o NIR ser " isso facilitará a vida de Ken enquanto ele tenta conectar imagens no novo driver Gallium. "Espere, um novo driver Gallium3D?!?! Da Intel ??? Isso certamente me excitou.

O único Ken que eu conheço na equipe de drivers da Intel é Kenneth Graunke, um antigo colaborador do Mesa e dos esforços de driver de código aberto. Depois de verificar FreeDesktop Git e ver ele migrou seus repositórios pessoais para o novo FreeDesktop.org Gitlab ... Com certeza, em seu repositório Mesa foi um ramo chamado Irisque foi atualizado recentemente ... Ao verificar isso, com certeza. O que muitos de vocês querem ver há anos ... Um driver Intel Gallium3D!

A princípio, pensando que poderia ser apenas um projeto paralelo pessoal, o histórico de commits mostra que este novo driver Iris Gallium3D está sendo desenvolvido há vários meses. Na verdade, Iris está em ação há oito meses.

Enquanto o Iris Gallium3D está tomando forma, este driver ainda tem mais trabalho pela frente no DRI3 e para lidar com recursos avançados do OpenGL, como compute shaders, o cache de disco shader do Mesa etc. Além disso, o principal alvo de suporte parece estar focado na geração atual. 9 "gráficos e não o mais antigo hardware Gen 8, nem os futuros gráficos Gen 10 Cannonlake e Gen 11 Icelake.

Resumindo, há um driver Intel Gallium3D nos trabalhos chamado Iris. Parece ser uma saída, mas será muito interessante ver como ela se desenvolve e quando ela se torna pronta para o horário nobre e oficialmente anunciada - supondo que tudo corra bem e chegue tão longe.

É muito interessante ver a Intel investir agora em um driver Gallium3D, pois a Vulkan continua decolando e seu driver ANV está em ótima forma lá. A maturidade do NIR e de vários drivers do Mesa centrados em torno dessa representação intermediária também tornam sua mudança para o Gallium3D mais viável do que há anos atrás. Este compilador NIR está sendo usado por Iris, obviamente.

O uso do Gallium3D deve permitir a utilização do rastreador de estado Gallium "Nine" para suporte mais rápido do Direct3D 9 no Wine, possível suporte de computação via Clover (já que a Intel já possui os projetos Beignet e OpenCL-NEO separados) e mais compartilhamento de código entre os outros drivers da Gallium, junto com diferentes possibilidades de rastreador de estado da Gallium, como aceleração de vídeo VA-API / VDPAU (novamente, a Intel já tem sua implementação independente de driver VA-API).

No que diz respeito ao nome da Iris, a Intel usou-o para marcar seus gráficos mais sofisticados em gráficos HD / UHD. Dada a oportunidade, também não podemos deixar de nos perguntar se essa pilha de drivers da Iris Gallium faz parte de seu planejamento futuro para a eventual geração da placa gráfica discreta da Intel prevista para 2020.. Tempos emocionantes pela frente ...


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário