domingo, 9 de setembro de 2018
A Amazon está implementando o co-agendamento de CFS para o kernel Linux
Confira!!
Um desenvolvedor da Amazon que trabalha no kernel do Linux postou talvez seu maior conjunto de patches de recursos para o kernel: implementar o suporte de co-agendamento para o Completely Fair Scheduler (CFS).
Ao longo de um conjunto de 60 patches, Jan H. Schoenherr, da Amazon Germany, publicou esses patches para permitir que o CFS suporte o co-processamento. Os casos de uso que eles tinham em mente ao desenvolver esse suporte de programação conjunta de kernel incluem possíveis benefícios de desempenho de máquina virtual (VM), executando aplicativos paralelos com otimizações específicas de arquitetura simultaneamente com outros aplicativos, reduzindo a contenção de recursos entre aplicativos independentes e suportando o gerenciamento de múltiplas aplicações paralelas. Um dos benefícios secundários importantes deste código é que ele pode fechar algumas vulnerabilidades de ataque de canal lateral ou, pelo menos, torná-lo mais difícil de explorar.
Além de todas as 60 correções que precisam ser aplicadas na árvore fonte do Linux 4.19, o recurso deve ser ativado com CONFIG_COSCHEDULINGe no momento da inicialização, o parâmetro do kernel cosched_max_level = 1 é necessário para habilitar o co-agendamento no nível do núcleo da CPU. Existem também sintonizadores cgroup para esta adição do kernel, para que o sistema tente executar membros de grupos de tarefas agendadas simultaneamente.
Muito mais informações sobre esta funcionalidade proposta através desta carta de correção . Outros desenvolvedores do kernel no passado expressaram objeções ao co-agendamento do agendador de CPU, então pode ser uma batalha difícil conseguir isso, mas vamos ver o quão bem ele está funcionando.
Fonte
Até a próxima!!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Linux,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário