FERRAMENTAS LINUX: Erik Faye-Lund, da Collabora, descreve o novo esforço "Zink" OpenGL-on-Vulkan Gallium3D

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Erik Faye-Lund, da Collabora, descreve o novo esforço "Zink" OpenGL-on-Vulkan Gallium3D




Confira!!



Para não ser confundido com o também novo código de criptografia do Zinc trabalhando no kernel do mainline como parte do WireGuard, o Zin k é um novo esforço liderado por um desenvolvedor da Collabora para implementar o OpenGL sobre drivers Vulkan via Gallium3D.

Zink é o projeto que observamos no início desta semana sobre a obtenção do OpenGL-on-Vulkan usando o Gallium3D como uma das abordagens interessantes em comparação com os outros projetos OpenGL sobre Vulkan que vimos nos meses anteriores. Erik Faye-Lund, da Collabora, falou brevemente sobre essa nova iniciativa durante uma conversa relâmpago, enquanto o XDC 2018 se encerra na Espanha.


Embora o Vulkan seja o futuro das APIs gráficas, ainda existem muitas aplicações OpenGL em estado selvagem, os compostos de desktop que requerem o GL e muitos outros softwares que provavelmente não migrarão para o Vulkan no curto prazo e alguns programas podem nunca ver portas quando se trata de jogos / software mais antigos. Em vez de os fornecedores de hardware precisarem manter duas pilhas de drivers no futuro, a Collabora quer reduzir essa carga de suporte ao ter o Zink e só precisar que os fornecedores tenham um driver Vulkan.



Como abordado anteriormente no Phoronix, existem vários projetos de código aberto trabalhando na implementação de algumas formas de OpenGL já sobre o Vulkan. Mas muitos deles estão focados apenas no suporte do OpenGL ES e / ou não são muito extensíveis ou seriam um fardo muito grande para serem adicionados, então Erik começou a trabalhar no Zink.



A abordagem do Zink é traduzir chamadas de API do Gallium para o Vulkan. Neste estágio, estando apenas algumas semanas no esforço, ele está em um estado de "prova de conceito", mas está longe o suficiente para rodar glxgears, GLMark2 e outros programas OpenGL de base similar.


Ao segmentar a camada API do Gallium, há várias vantagens de reutilização de código em comparação com os outros esforços do GL-on-VLK, entre outros benefícios, mas não sem um grande conjunto de desafios em execução no topo do driver Vulkan do host virar.


Ainda há alguma incerteza sobre Zink, dado seu estágio inicial de desenvolvimento, mas Collabora provavelmente continuará trabalhando nesse esforço. Uma breve demonstração de Zink foi exibida no XDC2018 durante a palestra sobre raios, mas será mais interessante ver como ela progride nas próximas semanas / meses. O código, por enquanto, está sendo desenvolvido nesta ramificação do Git .


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário