FERRAMENTAS LINUX: O Bom suporte para o Wayland Remote Desktop Handling esstá no caminho para o KDE Plasma 5.15

domingo, 23 de setembro de 2018

O Bom suporte para o Wayland Remote Desktop Handling esstá no caminho para o KDE Plasma 5.15




Confira !!




A versão do KDE Plasma 5.15 que será lançada no próximo ano provavelmente estará em boa forma para o manuseio remoto do Wayland.

Os desenvolvedores do KDE Plasma / KWin têm buscado o suporte de desktop remoto Wayland ao longo de uma rota semelhante ao campo do GNOME Shell, fazendo uso do PipeWire e do XDG-Desktop-Portal. Bits já estão em vigor para o KDE Plasma 5.13 e a versão 5.14, mas para a versão 5.15 é agora que parece que o suporte pode estar em boa forma para os usuários finais.

O desenvolvedor do Red Hat, Jan Grulich, tem trabalhado no compartilhamento de tela do KDE / GNOME Wayland com muito sucesso nos últimos meses, pelo menos com o código de desenvolvimento.

Esta manhã ele postou no Phabricator do KDEque está acompanhando o acesso remoto ao KWin usando o PipeWire. Ele comentou "O compartilhamento de tela funciona bem com o Plasma 5.13 e o futuro Plasma 5.14. Houve um grande problema no KWayland, que será corrigido no KF5 5.51, então podemos mencionar isso para qualquer um que esteja experimentando o compartilhamento de tela no Wayland. Nós ainda precisamos de algum trabalho para ser feito no KWin para poder compartilhar apenas uma janela, mas isso não é implementar nem mesmo no Mutter ainda. Eu também ainda tenho que terminar o suporte a desktop remoto, o que eu não fiz no Plasma 5.14, mas definitivamente será no Plasma 5.15. Eu fiz muitas reescritas no xdg-desktop-portal-kde recentemente e você também pode obter o compartilhamento de tela feito através do portal de desktop remoto agora. Também fiz mudanças no Krfb para suportar a nova API do PipeWire e usar o portal de desktop remoto para obter o conteúdo da tela."

O suporte ao KDE Plasma Wayland já está em boa forma, mas parece que em 2019 a experiência do KDE Wayland pode estar em completa paridade com o suporte ao X11 - além do suporte à GPU NVIDIA.



Fonte


Até a  próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário