FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao CPU Hygon Dhyana "Chinese EPYC" ainda se esquivando do Linux

domingo, 23 de setembro de 2018

O suporte ao CPU Hygon Dhyana "Chinese EPYC" ainda se esquivando do Linux




Confira !!



Volta em junho é quando os patches do kernel do Linux apareceram para o Hygon Dhyana , os novos processadores x86 baseados na tecnologia AMD Zen / EPYC licenciada pela Chengdu Haiguang IC Design Co. para uso em centros de dados chineses. Embora os patches estejam fora há meses, eles ainda não chegaram ao kernel principal, mas isso pode mudar o próximo ciclo.

Os patches do kernel do Hygon Dyhana Linux passaram por várias revisões e o código está principalmente adaptando os caminhos existentes do código do kernel Linux AMD para que o Zen / EPYC faça o mesmo nesses novos processadores. Embora esses CPUs Hygon iniciais pareçam basicamente basear-se em CPUs EPYC de marca, os identificadores são diferentes, em vez de AMD Family 17h, agora é Family 18h e o ID do Fornecedor de CPU é "HygonGenuine" e carrega um novo ID de fornecedor de dispositivo PCI Express, etc. Assim, as diferentes áreas do kernel de CPUFreq para virtualização KVM / Xen para mitigações do Spectre V2 tiveram que ser atualizadas para o comportamento correto.

O suporte do AMD EPYC Linux em si já está em grande forma desde o início do envio dessas CPUs de servidor competitivo no ano passado, como abordado em muitos benchmarks em vários EPUs de EPYC desde aquele momento.

Publicado no domingo é agora os patches v8 para este suporte de CPU. Esses patches foram testados no "HygonDhyana SoC silicon" e não afetam o suporte do kernel para clientes existentes do AMD Linux. A nova revisão de correção corrige um problema de inicialização, enquanto a v7 foi lançada recentemente também com várias outras correções e é baseada novamente no estado mais recente do kernel Linux 4.19.

O suporte ao kernel do Hygon Dyhana Linux parece estar se estabilizando, então não seria surpresa se isso fosse enfileirado em breve para se fundir ao kernel Linux 4.20 ~ 5.0.

Fonte

Até a próxima ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário