FERRAMENTAS LINUX: O Driver Nouveau Open-Source NVIDIA começa a lidar com o suporte HDMI 2.0

terça-feira, 4 de setembro de 2018

O Driver Nouveau Open-Source NVIDIA começa a lidar com o suporte HDMI 2.0




Confira!!



Um dos poucos colaboradores independentes de longa data para o driver de código aberto "Nouveau" da NVIDIA, Ilia Mirkin, enviou um conjunto de patches hoje trabalhando na funcionalidade básica do HDMI 2.0 para este driver Linux DRM.

O HDMI 2.0 permite uma largura de banda de 18 Gbit / s e pode transportar vídeo 4K a 60Hz com profundidade de cor de 24 bits / px. O HDMI 2.0 também permite até 32 canais de áudio, novos espaços de cor, novos formatos 3D e vários outros recursos.

O HDMI 2.0 está fora há anos e agora os bits para o driver DRM Nouveau estão em andamento. No momento, a funcionalidade como 12/16 bpc, YUV420 e outros bits não estão no lugar, mas apenas a implementação básica.

Mirkin postou os patches iniciais na lista DRI-devel enquanto ele ainda está trabalhando em mais testes e possíveis melhorias neste código.

Concedido, executar o 4K @ 60Hz com o Nouveau pode não ser muito prático considerando o Maxwell2 / Pascal o driver de código aberto está limitado a rodar em velocidades de clock de inicialização que são frequentemente muito limitadas e, portanto, o desempenho é especialmente ruim em áreas fora do básico composição de desktop ... Qualquer jogo 4K em Nouveau é provável que seja incrivelmente lento em todos, menos nos jogos mais básicos.

Fonte

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário