FERRAMENTAS LINUX: O LLVM / Clang é canalizado para o desinfetante de memória do kernel

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

O LLVM / Clang é canalizado para o desinfetante de memória do kernel





Confira!!

O mais recente "sanitizante" usado pelos desenvolvedores do Google para a infraestrutura de compiladores LLVM / Clang é o KMSAN (Kernel Memory Sanitizer). 

O KMSAN é um desinfetante especial comparado ao passe convencional do Memory Sanitizer que está focado apenas na memória do kernel. Atualmente, este novo passe LLVM apenas suporta o kernel Linux x86_64. Aqueles que não estão familiarizados com a funcionalidade existente do MemorySanitizer que já vive no LLVM podem ver a documentação nesta passagem. 

Algumas das diferenças técnicas do KernelMemorySanitizer em comparação com o MemorySanitizer padrão são delineadas por este envio introduzindo o novo recurso ao trunk da LLVM 8. 

Esta funcionalidade é então exposta através do Clang a partir deste envio de hoje com o switch do compilador -fsanitize = kernel-memory . 

O desinfetante de memória é útil para detectar problemas como leituras não inicializadas, mas apresenta uma penalidade de desempenho significativa, bem como um aumento no consumo de memória, o que o torna prático apenas para compilações do tipo de depuração. Há também os vários outros desinfetantes que foram desenvolvidos pelo Google, como AddressSanitizer, ThreadSanitizer e UndefinedBehaviorSanitizer. Esperemos que esta adição do KernelMemorySanitizer seja útil para capturar alguns novos bugs de memória do kernel em curto espaço de tempo.


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário