Confira !
A Canonical confirmou que o suporte do Ubuntu 14.04 E xtended Security Maintenance (ESM) estará disponível a partir do próximo ano.
O Ubuntu Trust 14.04 LTS 'Trusty Tahr' chegará ao fim da vida útil (EOL) em abril de 2019, mas a Canonical está ciente de que nem todo mundo que está executando ou confiando no lançamento está em condições de atualizar imediatamente.
É onde entra o Ubuntu 14.04 ESM (Extended Security Maintenance) .
Ubuntu 14.04 ESM
Cada versão de suporte a longo prazo do Ubuntu vem com 5 anos de suporte contínuo, correções de segurança e correções críticas.
O Ubuntu 14.04 ESM não é algo que o desktop médio do Ubuntu precisará
Após essa data, o suporte oficial padrão termina para a maioria.
Mas desenvolvedores, administradores de sistemas, organizações ou qualquer outra pessoa, seja incapaz ou não de atualizar para uma versão mais recente do Ubuntu, podem optar por adquirir o suporte ao Extended Security Maintenance (ESM) do Ubuntu 14.04.
O ESM oferece às organizações e provedores de serviços de missão crítica um buffer protegido no qual eles podem planejar sua migração para uma versão mais recente do Ubuntu - uma oferecendo suporte total - sem ficar vulnerável a questões de segurança descobertas no ínterim.
“As organizações usam o ESM [Ubuntu] para tratar das questões de conformidade de segurança enquanto gerenciam o processo de atualização para versões mais recentes do Ubuntu, sob total suporte. A capacidade de planejar atualizações de aplicativos em um ambiente à prova de falhas continua a ser citada como o principal valor para a adoção do ESM ” , diz a Canonical sobre sua oferta.
Assim, o Ubuntu 14.04 ESM irá oferecer importantes correções de segurança para o kernel do Ubuntu Linux, bem como pacotes essenciais de espaço do usuário.
ESM não é um almoço grátis
O ESM é oferecido como parte do Ubuntu Advantage (que custa de US $ 150 / ano para desktops e de US $ 750 / ano para servidores) ou pode ser adquirido separadamente.
O Ubuntu 14.04 ESM estará disponível a partir de 30 de abril de 2019, quando o Ubuntu 14.04 LTS End of Life for atingido.
Esta não é a primeira vez que a Canonical amplia a janela de suporte de uma versão LTS. No ano passado, lançou o Ubuntu 12.04 ESM , que forneceu aos usuários do Precise Pangolin centenas de patches de segurança altos e críticos.
Você provavelmente não precisa do suporte de manutenção estendida do Ubuntu
Tão bem-vindo quanto o ESM do Ubuntu, não é algo que seu desktop Ubuntu médio precise.
Afinal, os usuários de desktop podem instalar ou atualizar para uma versão mais recente do Ubuntu com pouco risco.
Em servidores, nuvem ou desktops corporativos gerenciados, onde as atualizações precisam acontecer em vários sistemas sem interrupções ou "problemas de atualização", as coisas não são ... Bem, elas não são tão simples.
Embora se possa argumentar que o período normal de suporte ao LTS é longo o suficiente para planejar uma estratégia de atualização, o fato de o Ubuntu 12.04 ESM ter se tornado popular o suficiente para uma repetição sugere que muitas pessoas não gostam de consertar o que não está quebrado!
Você se lembra do Ubuntu 14.04 LTS?
O Ubuntu 14.04 LTS foi lançado em abril de 2014, carregando o codinome “Trusty Tahr”. Foi um lançamento bastante sólido, já que o nosso vídeo de lançamento da época irá lembrá-lo…
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário