quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Os Desenvolvedores do Nouveau iniciam o suporte de Driver NVIDIA Turing de Engenharia Reversa
Confirra !!
As placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 2080 só estão oficialmente sendo lançadas hoje, mas pelo menos um desenvolvedor independente da Nouveau já está com as mãos no hardware e começando a trabalhar no processo de engenharia reversa de sala limpa para eventualmente se abrir. -source "Nouveau" suporte ao driver de trabalho.
Assim como fazem cada ciclo, geralmente é um longo processo de atualização para que esse driver NVIDIA Linux de código aberto ofereça suporte a um novo hardware ... Começando com a exibição acesa e a configuração do modo kernel ativada, seguida pelo eventual OpenGL / Aceleração de hardware 3D, que desde as GPUs GTX 900 Maxwell exigiu que a NVIDIA liberasse imagens de firmware assinadas. A real exibição do KMS / display geralmente foi bastante rápida, mas nós
Como a NVIDIA também vem fazendo há algumas gerações, parece que eles enviaram hardware cedo para alguns desenvolvedores do Nouveau, enquanto no lado de desktops sua posição oficial permaneceu para não ajudar ativamente nem atrapalhar esses desenvolvedores no suporte de código aberto do Nouveau. Eles geralmente distribuem os principais desenvolvedores do Nouveau com acesso ao hardware, respondem a algumas perguntas sobre a programação do driver e ocasionalmente vemos algum tipo de documentação ser despejada da NVIDIA. Mas, na maior parte, é uma boa engenharia reversa colocar esse suporte da NVIDIA GeForce no lugar (no lado do Tegra é onde a NVIDIA contribui ativamente para o suporte ao driver de GPU de código aberto).
Rhys Kidd, colaborador do Independent Nouveau que trabalhou anteriormente no suporte GP100 Pascal e mais, parece ter acesso à GPU de Turing agora e enviou alguns patches iniciais de Turing adicionando suporte a Envy Tools.
Ontem, ele publicou os patches iniciais de Turing para o Envy Tools, o conjunto de ferramentas usado pelos desenvolvedores do Nouveau para ajudar na engenharia reversa do comportamento do driver Linux proprietário da NVIDIA. A Envy Tools possui ferramentas para ajudar na compreensão de seu fluxo de bits de vídeo, acesso a registros de GPU NVIDIA, análise de montagem, bancos de dados de registros MMIO, estruturas de memória e outros documentos e ferramentas.
Os patches de Rhys Kidd possuem detecção inicial de TU102 / TU104, detecção de memória de vídeo GDDR6 e outros bits iniciais. Até agora, eu não vi nenhuma correção na sua árvore Linux Git ou no Ben Keggs, o mantenedor do Nouveau DRM, por fornecer qualquer suporte de driver real para as GPUs Turing.
É provável que seja uma tarefa difícil na esperança de ver qualquer suporte KMS / display para Turing no próximo ciclo do kernel (Linux 4.20 ~ 5.0) enquanto que para qualquer aceleração de hardware é um desconhecido, especialmente dependendo do tempo que a NVIDIA leva para publicar as imagens de firmware assinadas. . Por enquanto, apesar de toda a bagunça do re-clocking, o melhor suporte ao driver Nouveau ainda está nas GPUs GeForce GTX 600/700 "Kepler".
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Linux,
#Notícia,
#NVIDIA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário