FERRAMENTAS LINUX: Uma boa visão geral da pilha de computação Linux do ROC

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Uma boa visão geral da pilha de computação Linux do ROC




Confira !!



É fácil ficar confuso com o suporte ao driver de OpenCL da pilha de GPUs da Radeon, já que houve várias ofertas ao longo dos anos do driver Clover Gallium3D OpenCL não suportado para um driver OpenCL baseado em PAL ainda mantido em sua pilha de computação ROCM moderna. No entanto, quando se trata de ROCM, além do OpenCL, há também suas abordagens HCC e HIP e, a partir daí, suporte para uma variedade de frameworks, bibliotecas, etc. Aqui estão algumas visões gerais da pilha de computação ROCM atual que interessa.

O engenheiro da AMD Linux Felix Kuehling apresentou hoje durante a conferência XDC2018 na Espanha sobre a pilha ROCm e para resumir rapidamente esta moderna oferta de computação de GPU de código aberto ... O ROCm entrou em boa forma incluindo suporte a mainline com GPUs discretas em versões recentes, mas ainda é uma pilha de software bastante complexa e que ainda não é amplamente empacotada pelas distribuições Linux para uso fácil pelos clientes Radeon GPU Linux.


Os bits do kernel da linha principal vivem dentro do driver "AMDKFD" que, a partir do próximo ciclo do kernel do Linux 4.20 ~ 5.0, está agora sendo mesclado no próprio módulo AMDGPU. Enquanto no espaço do usuário são a variedade de componentes do ROCM, mas pelo menos a AMD empacota esses bits diferentes para facilitar o uso pelos usuários do RHEL e do Ubuntu. Espero que em 2019, quando esta pilha se estabilizar, tenhamos mais facilidade em utilizar em outras distribuições Linux com menos dores de cabeça.


Embora as versões recentes do kernel do Linux estejam em boa forma do lado do kernel, Felix apontou que ainda existem alguns recursos que ainda não são upstream, como mapeamentos de memória ponto a ponto (o esforço contínuo do HMM deve ajudar aqui), DMA-BUF importação / exportação, suporte a depuração do GDB e RDMA.


Além de suportar o OpenCL, existe também o esforço do AMD HIP para converter o código NVIDIA CUDA em C ++ portátil para execução em GPUs AMD. Seu terceiro modelo de programação é o HCC como uma linguagem aceleradora de C ++ de fonte única.


Por fim, é uma olhada na atual pilha de software de aprendizado de máquina com as diferentes opções no topo da plataforma ROCm.

Não havia realmente mais nada na apresentação, pois era apenas uma conversa sobre raios, mas o breve conjunto de slides também pode ser baixado do Google Drive se você quiser a cópia em PDF..


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário