FERRAMENTAS LINUX: A AMD publica os últimos patches Linux de código aberto para FreeSync / Adaptive-Sync / VRR

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

A AMD publica os últimos patches Linux de código aberto para FreeSync / Adaptive-Sync / VRR




Confira !!



Um dos poucos recursos ainda não fornecidos pelo driver de placa-mãe Radeon Linux de código-fonte aberto em breve será eliminado da lista ... Suporte à taxa de atualização variável do FreeSync / Adaptive-Sync / HDMI. 

Tem sido um longo tempo vindo para dizer o mínimo, mas no mês passado a AMD começou a postar novos patches para VRR / Adaptive-Sync / FreeSync para o seu driver de gráficos Linux de código aberto. Parte do motivo pelo qual demorou tanto para chegar a este ponto foi chegar a um consenso com os desenvolvedores de drivers gráficos Intel Linux e outras partes interessadas do DRM sobre o design / propriedades para usar na exposição dessa funcionalidade ao espaço do usuário. pode optar por implementar esse suporte da mesma forma. 

Para aqueles que estão bem atrasados ​​em sua leitura de tecnologia e artigos Phoronix, Adaptive-Sync e HDMI VRR são os padrões da indústria para taxas de atualização variáveis ​​para reduzir (ou, idealmente, evitar) gagueira, lacrimejamento e atraso de entrada principalmente para jogos. 

Enviado há pouco tempo, foram os mais recentes patches do Linux DRM e do Mesa para canalização na infraestrutura para o manuseio dessa capacidade. Isso marca a quarta revisão desta série de patches para o que esperamos que em breve seja resumido. 

Isso inclui a API do DRM para o que é exposto ao espaço do usuário para ativar o suporte a VRR. Esta atualização mais recente inclui algumas atualizações de documentação / formatação e pequenas alterações no código de exibição AMDGPU. 

Há também os patches atualizados do Mesa. Os mais recentes patches do Mesa atualizam a lista negra de ambientes de desktop para evitar a aplicação desse comportamento aos desktops. Há também uma correção nesses patches com o tratamento da propriedade de atualização variável. 

Essa lista negra abrange desktops como KWin, Compton, Compiz, Muffin e outros que usam a sincronização adaptativa, bem como programas como o Chrome, Firefox, Totem, VLC e outros navegadores e aplicativos de desktop comuns. 

Parece que este código está quase na linha de chegada. Infelizmente, parece muito tarde para incluir os bits DRM no próximo kernel Linux 4.20 ~ 5.0, então ele terá que esperar até depois disso para a fusão. Mas pelo menos parece que o primeiro lançamento do kernel Linux de 2019 poderia incluir este suporte! Isso também seria emparelhado com o Mesa 19.0 para tornar esse recurso tão esperado uma realidade para os jogadores de código aberto AMD Linux. Testes, guias de configuração e muito mais, uma vez que todo esse código foi mesclado.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário