FERRAMENTAS LINUX: A arquitetura C-SKY foi aprovada para o Kernel Linux, e pode ser o último novo arco da CPU

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

A arquitetura C-SKY foi aprovada para o Kernel Linux, e pode ser o último novo arco da CPU




Confira !!



A arquitetura de CPU chinesa C-SKY de 32 bits parece ter certeza de que será adicionada ao kernel Linux 4.20 ~ 5.0 em desenvolvimento. Essa também pode ser a última nova arquitetura de CPU a ser adicionada ao kernel principal do Linux.

No domingo, antes de decidir fundir o novo código de suporte da CPU C-SKY ao kernel, Linus Torvalds estava procurando pelo desenvolvedor de kernel de baixo nível Arnd Bergmann para comentar o código. Ele acabou dando sua aprovação para esses patches que adicionam mais de 11k linhas de código para habilitar essa arquitetura de CPU. Com essa aprovação, Torvalds agora parece pronto para mesclar a nova arquitetura.

Temos vindo a cobrir C-SKYo número passado de meses, pois esse código passou por várias rodadas de revisões. Se você perdeu os artigos anteriores, incluindo o do fim de semana passado, o C-SKY é outro esforço de CPU doméstico na China e esta arquitetura é destinada para uso em SoCs de baixa potência como câmeras, caixas de mídia, DVRs, impressoras e outros dispositivos de consumo. A empresa também tem apoiado o C-SKY no restante da pilha Linux / open-source, incluindo GCC, glibc e outros componentes de toolchain. O C-SKY é um membro da RISC-V Foundation, mas essa arquitetura sendo adicionada agora tem seu próprio design original.

           O projeto C-SKY CK810 SoC, cortesia da Hangzhou C-SKY Microsystems Co.


Ao comentar o C-SKY, Arnd Bergmann comentou que o C-SKY pode acabar sendo a última nova arquitetura de CPU adicionada ao kernel ... Ele corretamente aponta que a maioria dos fornecedores que agora não fazem parte do movimento ARM / x86 / POWER estão buscando Projetos baseados em RISC-V , que já fazem parte do kernel da linha principal. Para dispositivos de baixa potência, o ARM e o RISC-V são provavelmente o futuro e, com essas arquiteturas, não há muita vantagem para os fornecedores de hardware buscarem suas próprias arquiteturas do zero. No front de computação de alto desempenho, nada deverá derrubar x86_64 e POWER em breve ... Se qualquer novo alvo de CPU for adicionado ao kernel do Linux nos próximos anos, é provável que seja algum alvo virtual. Arnd escreveu:

Mais um comentário geral: acho que esta pode ser a última nova arquitetura de CPU que já adicionamos ao kernel. Ambos os nds32 e c-sky são feitos por empresas que também trabalham em risc-v, e de um modo geral o risc-v parece estar matando qualquer um dos projetos de conjunto de instruções licenciáveis ​​menores, assim como a ARM matou a maioria dos fornecedores específicos conjuntos de instruções já. Se adicionarmos outra arquitetura no futuro, ela poderá ser algo como o bitcode LLVM ou o WebAssembly, quem sabe?



Fonte


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário