FERRAMENTAS LINUX: A empresa Qt decide descontinuar o sistema Qbs Build, focará no CMake & QMake

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

A empresa Qt decide descontinuar o sistema Qbs Build, focará no CMake & QMake




Confira !!



Enquanto o sistema de compilação Qbs do Qt já foi planejado como o sistema de compilação padrão para o Qt6 e se tornando o sucessor de fato do QMake , há uma mudança de rumo com a The Qt Company anunciando que está suspendendo o sistema de compilação.

Nos últimos meses, o Qbs para o Qt 6 começou a parecer menos certo e agora a The Qt Company anunciou que vai desaprovar o Qbs. Depois de conversar com seus clientes, eles decidiram se concentrar no QMake e no CMake.

O Qbs continuará sendo suportado até o final de 2019, enquanto o último lançamento será lançado em abril. A Qt Company planeja continuar apoiando o QMake e o CMake. A longo prazo, eles pretendem melhorar o suporte ao sistema de compilação CMake do kit de ferramentas e, eventualmente, mudar para o CMake para construir o próprio Qt. Além disso, espera-se que o suporte ao CMake no editor de desenvolvimento integrado do Qt Creator seja melhorado.

Os detalhes sobre a depreciação SBQ foi publicado hoje para o qt.io .

Atualização: Lars Knoll também comentou sobre a decisão de que Qbs teria exigido "um grande esforço e investimento" pela The Qt Company para realmente dar certo e eles não poderiam justificá-lo do ponto de vista comercial. Eles estão prevendo que as melhorias no sistema de compilação do CMake estejam prontas para o Qt6, de modo que ele possa ser o sistema de compilação padrão. Há a ramificação wip / cmake, onde eles estão trabalhando neste suporte do CMake até que estejam prontos para a linha principal.




Fonte


Até a   próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário