FERRAMENTAS LINUX: A NVIDIA publica imagens de firmware do Volta assinadas para ativar o suporte ao driver de fonte aberta

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

A NVIDIA publica imagens de firmware do Volta assinadas para ativar o suporte ao driver de fonte aberta




Confira !!



Embora não haja sinais de um iminente lançamento de firmware assinado por "Turing" como um pré-requisito para o suporte de driver de código aberto na nova série GeForce RTX 2070/2080, a NVIDIA finalmente soltou as imagens de firmware assinadas para o hardware Volta "GV100".

Mesclado hoje ao linux-firmware.git, estão as imagens de firmware assinadas necessárias para ativar a aceleração de hardware do Volta GV100. Desde a série GeForce 900 "Maxwell", as GPUs requerem imagens de firmware assinadas para permitir a aceleração de hardware, o que tornou as GPUs mais novas muito mais hostis ao código aberto do que o Kepler e as gerações mais antigas. Sem esses blobs binários assinados, as GPUs basicamente funcionam apenas com o Nouveau para a configuração do modo kernel.

Com o kernel Linux 4.18 e o suporte inicial de código aberto Volta embora apenas os bits de exibição com os desenvolvedores Nouveau não tivessem esses arquivos de firmware assinados.

Esses 20 arquivos de microcódigo / firmware estão agora disponíveis e então será um período de tempo desconhecido antes que a aceleração de hardware 3D esteja funcionando no Volta ... É tarde demais para ver magicamente acontecer para o kernel Linux 4.20 ~ 5.0, então não até o próximo ciclo do kernel em 2019 é onde poderíamos ver esse suporte. Mas mesmo assim, provavelmente enfrentará um destino similar ao atual suporte da Maxwell / Pascal de ser muito lento devido a nenhum suporte de re-clocking para poder mudar para estados de desempenho mais alto para alcançar o desempenho máximo em vez de ficar preso nas freqüências baixas programadas no momento da inicialização do hardware.

Para encurtar a história, se você investiu muito dinheiro em uma placa gráfica Volta, sua melhor e única solução real no futuro previsível é usar o driver proprietário da NVIDIA, mas com alto desempenho e repleto de recursos, sobre qualquer opção de código aberto, já que esses assinaram arquivos de firmware. são apenas parte da equação complexa.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário