FERRAMENTAS LINUX: O LLVM continua a proceder com o seu código de relicenciamento

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

O LLVM continua a proceder com o seu código de relicenciamento




Confira !!




Já se passaram três anos desde que o rascunho original da proposta para relicenciar o código do compilador LLVM foi enviado e, embora não tenha havido muito a relatar recentemente sobre o esforço, eles estão progredindo e prosseguindo.

Desde 2015, os desenvolvedores de LLVM vêm discutindo o licenciamento de uma licença do Apache 2.0 para ajudar a motivar novos colaboradores, proteger os usuários do código LLVM, proteger melhor os colaboradores existentes, garantir que as bibliotecas de tempo de execução do LLVM possam ser usadas por outros compiladores proprietários e de código aberto.

Sua nova licença proposta é efetivamente Apache 2.0, mas com uma exceção LLVM - essa exceção é apenas lidar com seu próprio código sendo compilado pelo LLVM, bem como ao emparelhar o código LLVM com a licença GPLv2, o usuário pode optar pela provisão de indenização. Atualmente, o LLVM é publicado sob licença Open Source da Universidade de Illinois / NCSA, que é baseada na licença MIT / X11 e 3-cláusula BSD.

Tem sido um longo caminho, mas eles ainda estão confiantes neste esforço de relicenciamento. Eles agora estão procurando colaboradores do LLVM para preencher seu formulário de consentimento para avançar com o relicenciamento de contribuições individuais do código.

Por muito tempo o desenvolvedor do LLVM Chandler Carruth forneceu a atualização de status de 2018 neste esforço e pedindo aos colaboradores e organizações que preencham o seu formulário de re-licenciamento. Informações adicionais sobre o plano de revalidação de licenças podem ser encontradas em LLVM.org .

Alguns dentro do espaço BSD continuam a manifestar oposição à licença do Apache 2.0. " Por favor, não concorde em relicenciar o LLVM sob a licença do Apache 2. Ele tornará o LLVM menos útil, impedirá outros projetos de código aberto de usá-lo e incentivará a proliferação de patentes de software em tecnologias LLVM. Se o LLVM for relicenciado, projetos como o OpenBSD não será mais possível incluir alterações no upstream, porque a cláusula de término da patente restringe os direitos dos usuários Mesmo que você não use o OpenBSD, você quase certamente usará o OpenSSH, a implementação do SSH do OpenBSD. "

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário