FERRAMENTAS LINUX: Parece que os desenvolvedores Linux da AMD começaram a trabalhar no Zen 2 / EPYC 2 "Rome"

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Parece que os desenvolvedores Linux da AMD começaram a trabalhar no Zen 2 / EPYC 2 "Rome"




Confira !!



À frente dos processadores Zen 2 esperados para 2019, parece que os desenvolvedores da AMD começaram a trabalhar em seus patches de suporte ao kernel Linux para essas CPUs de próxima geração. Em particular, parece que o fluxo do código do kernel Linux para suportar processadores EPYC 2 "Rome" já começou.

Enviado para o núcleo principal Linux esta manhã foram as atualizações do EDAC para o kernel Linux 4.20 ~ 5.0. O EDAC neste contexto é para Detecção e Correção de Erros - funcionalidade de relatório de erros mais útil para plataformas de servidor / estação de trabalho. Normalmente, as alterações do EDAC não valem a pena escrever sobre o Phoronix, mas notei uma das mudanças destacando-se: " Adicionar Family 17h, modelos 10h-2fh support. "

Isso está construindo sobre um patch relatado anteriormente paraSuporte ao modelo 11h "Great Horned Owl" para EDAC, mas agora há todos esses modelos extras adicionados ... Ao verificar os dados mais recentes do modelo , os modelos Family 17h até 2Fh (47) são de fato para o Zen 2. O próprio patch para o código AMD64 EDAC está apenas adicionando os novos modelos, mas sem mudanças lógicas reais em comparação com o Zen 1, assim, nenhum novo detalhe arquitetônico é revelado por este novo código.

Com isto sendo para o código EDAC, isto é obviamente mais com CPUs do servidor em mente, ou seja, EPYC 2 (Roma), do que para processadores de desktop Ryzen.

Até agora eu não vi nenhuma outra correção de kernel do Linux referente a esses outros modelos Family 17h alinhados para o Zen 2. Bem, com este kernel Linux também existe suporte xGMI inicial no lado do driver de gráficos AMDGPU para Vega 20. Acredita-se também que as plataformas EPYC 2 suportarão a interconexão xGMI, mas neste estágio eu não vi nenhuma correção xGMI Linux fora do código do driver AMDGPU.

O timing faz sentido que devemos começar a ver mais códigos de ativação do Zen 2 em breve. Especialmente em plataformas de servidor onde os clientes não tendem a executar kernels de última geração, é importante ter esse suporte de ativação de driver bem à frente da disponibilidade do hardware, para que possa ser redirecionado para os kernels corporativos / LTS e todos em torno de estabilizado e amplamente disponível no momento em que os novos processadores chegam às prateleiras, dada a cadência de lançamento do kernel do Linux.

De qualquer forma, como qualquer outro patch do Zen2 / Rome vem para o kernel do Linux, compiladores GCC / LLVM, ou outros componentes de software, eu certamente estarei escrevendo sobre eles enquanto esperamos o lançamento da próxima geração do CPU em 2019.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário