quarta-feira, 21 de novembro de 2018
Construir o kernel Linux com o Clang está se tornando popular novamente
Confira !!
Anos atrás, havia muito interesse na capacidade de construir o kernel Linux principal com o compilador LLVM Clang como uma alternativa ao uso do compilador GCC para garantir uma melhor portabilidade de código, abanando os GCC'ís, possíveis melhorias na velocidade de construção e outros benefícios . Mas nos últimos anos parece ter diminuído em interesse, mas agora as coisas estão esquentando novamente.
Depois que o projeto formal LLVMLinux desapareceu para construir o kernel do Linux com a pilha LLVM e o que parecem anos desde a última apresentação sobre o tema, na semana passada, a Conferência de encanadores do Linux teve três apresentações sobre o tema.
Como tem sido o caso por um tempo, a maior parte do esforço LLVM Clang + Linux tem sido em relação às arquiteturas ARM / AArch64, mas uma sessão do BoF na semana passada também foi em relação ao rejuvenescimento do esforço no espaço x86_64. O compilador da Clang tem sido bastante popular entre os fornecedores de ARM e a licença mais liberal da LLVM também tem sido atraente para eles.
Nick Desaulniers do Google foi um dos que falaram sobre o kernel Linux do Clang'ing no LPC 2018. As razões que ele expressou para o porquê eles gostam de construir o kernel com o Clang é fazer uso da mais recente tecnologia de compiladores, várias ferramentas de análise do LLVM cobertura, sacudindo o comportamento indefinido, melhorando as bases de código (LLVM e Linux) e oferecendo um binário para compilação cruzada.
Mais funcionalidades do Clang foram implementadas no Clang 7 ~ 8 para ajudar no processo de construção do kernel, incluindo suporte para vários recursos necessários, rN para nomear registros para o AArch64, suporte ao protótipo "asm goto" e várias correções.
Nick também apontou que os dispositivos Pixel 2 e Pixel 3 do Google estão rodando seus kernels Android Linux, construídos sob o compilador Clang. Com o novo Pixel 3, seu kernel Clang'ed também está fazendo uso de LTO e CFI. Ele sugere que mais dispositivos Android virão em breve com os kernels construídos pela Clang.
Ajudando a situação a avançar, o farm de integração contínua do kernel da Linaro aumentará seu suporte para a Clang.
Mais detalhes através deste deck de slides .
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#kernel,
#Linux,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário