FERRAMENTAS LINUX: Já faz seis anos desde que a Valve começou a produzir vapor para Linux

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Já faz seis anos desde que a Valve começou a produzir vapor para Linux




Confira !!



Já faz seis anos desde que a Valve começou sua versão beta do cliente Steam no Linux e começou a suportar seus próprios títulos nativamente no Linux.

2012 foi um ano interessante de entregar as primeiras notícias do Linux da Valve que abril de sua sede para o eventual lançamento do beta público que começou a aumentar no final do ano.

A partir de hoje, há 12.707 entradas listadas no Steam para Linux / SteamOS. Concedido, muitas dessas entradas incluem conteúdo DLC, jogos que na verdade não foram lançados para o Linux, etc. A maioria dos jogos neste momento também são mais jogos estilo indie do que títulos AAA, mas de qualquer forma, existem milhares de jogos nativos de Linux disponíveis na plataforma digital da Valve. Nos últimos seis anos, vimos mais mecanismos de jogos suportando nativamente o Linux, a Feral Interactive trazendo muitos títulos de jogos de alto perfil para o Linux, e o ecossistema em torno do desenvolvimento de jogos no Linux melhora bastante.

Vulkan também permitiu ajudar a fechar a lacuna com o desempenho dos jogos do Windows. O Vulkan também permitiu que tecnologias mais interessantes ajudassem no processo de portabilidade / emulação, como DXVK e VKD3D, para mapear chamadas de API do Direct3D para drivers Vulkan mais do que seria possível com o OpenGL. A qualidade dos drivers de GPU do Linux também melhorou imensamente nos últimos seis anos.

É claro que o recente movimento de mudança de jogo da Valve tem sido a introdução do novo Steam Play para rodar jogos do Windows no Linux com sua camada Proton baseada no Wine juntamente com o DXVK. A Valve está trabalhando nisso em cooperação com a CodeWeavers e outros desenvolvedores. Hoje em dia também será uma grande comparação de benchmark do Steam Play Linux. Até agora, é bastante interessante por estar nos holofotes públicos há alguns meses e será interessante ver como isso evolui nos próximos meses.

Seis anos depois, você está feliz com a direção dos jogos do Linux? O que mais você gostaria de ver da Valve / Steam no Linux? O  ano de 2019 trará o retorno da Steam Machines? Compartilhe seus pensamentos nos comentários.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário