Confira !!
A maioria das pessoas que querem um smartphone open-source, baseado em GNU / Linux, está ansiosa pela Purism Librem 5 que será lançada em 2019. Mas agora uma nova opção parece estar entrando em cena: o Necunos Mobile desenvolvido pela Necuno. Soluções em cooperação com o campo do KDE.
O Necunos Mobile é uma "plataforma de hardware verdadeiramente de código aberto" baseada em um SoC NXP i.MX6. Haverá firmware de fonte fechada envolvido, mas é relatado que os blobs de firmware não terão acesso à memória principal do sistema.
O uso do SoC i.MX6 torna-o mais lento do que o Librem 5 que está usando o design i.MX8 de última geração. Mas, do lado positivo, o uso do i.MX6 torna a disponibilidade e o preço mais fáceis, juntamente com o melhor suporte a kernel Linux atual, embora seja mais lento. As especificações do Necunos Mobile são o i.MX6 Quad com quatro núcleos Cortex-A9, gráficos Vivante usando a pilha de driver open source Etnaviv, uma tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, corpo de alumínio, WiFi, "possivelmente" LTE celular e 3,5 mm tomadas de áudio. Os detalhes de resolução de tela, armazenamento e RAM ainda não são relatados.
Necunos Mobile
Quanto aos detalhes do software, é relatado que ele usa o kernel Linux 4.14 LTS e rodará o KDE Plasma Mobile. No entanto, outros detalhes do software também não são públicos.
A Necuno Solutions é uma empresa sediada na Finlândia. Tanto quanto quando eles planejam enviar o telefone, é "para ser anunciado", bem como as informações de preços.
Então, infelizmente, detalhes de hardware / software neste smartphone Linux de código aberto são frustrantemente leves, juntamente com o momento em que o telefone pode ser lançado e a que ponto de preço para este dispositivo ARM quad-core de 32 bits. Mas o acampamento do KDE saiu hoje para anunciar sua colaboração no projeto em torno do Plasma Mobile. A Necuno Solutions também enviou o comunicado de imprensa básico sobre essa parceria.
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário