quinta-feira, 29 de novembro de 2018
O Adiantum entra na fila do kernel Linux 4.21 como substituição do speck do Google
Confira !!
O Adiantum é o novo algoritmo de criptografia Google está apoiando para criptografia de disco em dispositivos low-end (Android) após a sua mudança de rumo em relação ao controverso NSA desenvolvido Speck algoritmo no início deste ano.
Inicialmente, depois que o Google abandonou seus planos Speck Após o clamor público, eles estavam desenvolvendo HPolyC para criptografia em hardware low-end. A Adiantum levou as coisas um passo adiante, baseando-se em uma versão aprimorada do HPolyC. Testes iniciais da Adiantum mostram que ela é cerca de quatro vezes a velocidade do AES-256-XTS para criptografia e cerca de 5x para descriptografia. Isso também é 30% mais rápido que o Speck128 / 256-XTS e 20% mais rápido que o HPolyC original, sem comprometer a segurança. Esta é uma ótima notícia para CPUs / SoCs de baixo custo que geralmente não possuem extensões de criptografia nativas no hardware.
O código de criptografia Adiantum inicial está na fila na árvore crypto-next onde é encenada até que a janela de mesclagem do kernel Linux 4.21 abra em aproximadamente um mês. Ainda não vimos o código da Adiantum preparado para adicionar esse suporte ao fscrypt para oferecer criptografia de sistema de arquivos nativa baseada em Adiantum para EXT4 / F2FS, mas isso provavelmente virá através de suas respectivas árvores, a menos que ela seja empurrada de volta para o kernel Linux 4.22.
Também na fila estão as versões otimizadas AVX2 e AVX-512 do ChaCha20, que podem trazer acelerações de aproximadamente 20%, otimizações ARM NEON e outros ajustes relacionados ao pouso da Adiantum.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Kernel Linux,
#Linux,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário