FERRAMENTAS LINUX: O Vulkan está obtendo uma outra extensão para ajudar com o desempenho do DXVK / Direct3D

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

O Vulkan está obtendo uma outra extensão para ajudar com o desempenho do DXVK / Direct3D




Confira !!



No mês passado, a Vulkan pegou uma extensão não-oficial de feedback de transformação do Vulkan unicamente para ajudar em esforços como o DXVK que mapeia o Direct3D ou outras APIs gráficas sobre o Vulkan. Separadamente, outra extensão Vulkan está sendo desenvolvida para ajudar também nos casos de uso do tipo DXVK e D3D-sobre-Vulkan e pode ajudar no melhor desempenho.

Essa nova extensão é VK_EXT_derivative_group_quad e permite que um driver Vulkan anuncie sua semântica derivada de maneira semelhante ao Direct3D. Existem diferenças entre as operações de descarte de OpenGL / Vulkan e Direct3D com as APIs Khronos, assumindo que as derivadas são indefinidas após as operações de descarte, enquanto o Direct3D as considera bem definidas.

Atualmente, o DXVK não descarta os shaders diretamente e isso pode levar a um desempenho ruim, com mais trabalho sendo executado do que o necessário, enquanto essa extensão, quando os drivers anunciam os grupos derivados, são quads de subgrupos que podem levar a um comportamento mais eficiente. O driver da Intel tem uma implementação inicial desta nova extensão que ainda não foi publicada em uma atualização de especificação da Vulkan. Uma vez que a extensão é firmada, um DXVK atualizado será necessário para utilizar esta otimização de eficiência.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário