domingo, 4 de novembro de 2018
O WattmanGTK é uma GUI simples para os botões Radeon Power / Performance no Linux
Confira !!
Infelizmente, nada saiu das observações anteriores feitas pela AMD sobre o possível open-source do seu painel de controle de Configurações Radeon baseado em Qt usado no Windows para que ele pudesse ser transferido para o Linux. O mais recente que ouvimos da AMD é que eles não estão oficialmente buscando um painel de controle GUI para seu driver de gráficos Linux, mas deixando que os diferentes ambientes de desktop implementem suas próprias interfaces de usuário de driver. Uma das novas soluções da comunidade, na ausência de uma GUI Radeon oficial para Linux, é o WattmanGTK.
O driver de kernel AMDGPU e os componentes de espaço de usuário RadeonSI / oferecem grande parte dos ajustes necessários do driver, eles não são expostos através de um bom painel de interface gráfica. O WattmanGTK é um projeto não oficial para tentar oferecer opções do tipo AMD Wattman no Linux que acessam as interfaces do driver do kernel existente.
O WattmanGTK é escrito em Python3 com uma interface de usuário GTK3 para permitir a visualização / monitoramento básico dos estados de desempenho e energia do Radeon, além de trabalhar para a capacidade de overclock do processador gráfico. Os controles de ventilador de overclock e manual da interface do GTK3 estão sendo trabalhados para o futuro.
Essa interface depende do kernel do Linux 4.17 ou mais recente para as interfaces necessárias e o parâmetro do módulo amdgpu.ppfeaturemask = 0xffffffff deve ser definido para a máscara de recurso do PowerPlay necessária.
Aqueles que desejam checar a interface do WattmanGTK podem encontrá-lo no GitHub . Com grande parte do restante da pilha de drivers gráficos do Radeon Linux sendo esquadrinhada, talvez em 2019 a AMD revisite a questão da GUI de um driver oficial.
Fonte
Até a próxima !
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Linux,
#Notícia,
#Radeon
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário