FERRAMENTAS LINUX: FontBase, um bom gerenciador de fontes para o nosso Ubuntu

domingo, 4 de novembro de 2018

FontBase, um bom gerenciador de fontes para o nosso Ubuntu




Confira !!



O FontBase  é um gerenciador de fontes para designers que podemos usar em diferentes plataformas. O aplicativo tem fontes embutidas do Google, com a capacidade de visualizá-las e usá-las facilmente em aplicativos de área de trabalho, como o GIMP , o Photoshop etc. Ele não foi criado para ser um instalador / desinstalador de origem. A principal ideia por trás desta aplicação é a ativação / desativação de fontes . O comportamento usual ao usar fontes sem gerenciar é que elas são basicamente copiadas para a pasta de origem do sistema. Eles costumam ficar lá para sempre. Se você adicionar fontes nessa pasta com freqüência, um dia perceberá o grande número delas que você acumula lá. Isso geralmente resulta em quedas gerais no desempenho do sistema e longos tempos de carregamento nos aplicativos.

O FontBase é uma plataforma de origem global , que pode cobrir quase todas as tarefas relacionadas às fontes. É livre para usar, mas não é um software de código aberto . Há uma assinatura disponível ( US $ 3 / mês, US $ 29 / ano ou US $ 180 como pagamento único ). Se fizermos uma assinatura deles, alguns recursos adicionais serão adicionados, como a visualização de vários glifos, várias visualizações ou a ativação automática de origens para a Creative Cloud. As outras funções são gratuitas e não requerem assinatura.


O Google é o único provedor online compatível com o FontBase no momento .  Mesmo assim
nós também poderemos adicionar fontes locais . Nós apenas temos que arrastar e soltar para a pasta de origem, o aplicativo irá adicioná-los automaticamente.
Características gerais do FontBase


  • Essa ferramenta é anunciada como "o gerenciador de fontes da nova geração, criado por designers, para designers". Foi criado usando o Electron .
  • O aplicativo não "instala" fontes , em vez disso, "as ativa". Podemos ativar uma fonte clicando na caixa à esquerda do nome da fonte. Quando fechamos o aplicativo, todas as fontes são desativadas até que o programa seja iniciado novamente.
  • A ideia por trás do FontBase é nos permitir ativar e desativar rapidamente as fontes . Quando você desliga as fontes depois que terminamos de usá-las, os aplicativos devem carregar um pouco mais rápido.
  • Com esta aplicação, podemos adicionar fontes e ativá-las ou desativá-las quando realmente precisarmos usá-las em nossos projetos de design ou aplicativos. Quando os desativamos, eles permanecerão desativados o tempo todo e não usarão nenhum dos recursos do sistema. Também poderemos usar o recurso de ativação automática do FontBase .
  • Isso nos dará a possibilidade de escolher iniciar o aplicativo automaticamente quando você fizer login . Isso é interessante se quisermos que as fontes estejam prontas assim que carregarmos nossa área de trabalho.
  • A pesquisa integrada nos permitirá encontrar rapidamente a nossa fonte favorita. Para acesso rápido, podemos ancorar ou adicionar fontes aos favoritos.
  • Poderemos criar coleções de fontes , às quais você pode adicionar mais arrastando e soltando.
  • O FontBase permite que os usuários visualizem fontes ao mesmo tempo, permitindo alguma personalização. Podemos alterar o tamanho da visualização da fonte diretamente da barra de ferramentas do aplicativo.
  • No caso de uma fonte ter vários estilos, poderemos visualizar todos eles clicando em " Ver detalhes ". Lá você também encontrará uma lista de glifos disponíveis .
  • O aplicativo tem uma guia de visualização que permite aos usuários experimentar várias fontes em um só lugar. Nele podemos aplicar diferentes tamanhos de fonte, alturas de linha, preenchimento, H1, H2 e outros estilos, etc.


Baixe e instale o FontBase

Para usar este programa em nosso Ubuntu, só teremos que baixar o arquivo .AppImage necessário. Para obter este arquivo, basta seguir o seguinte link .

Quando tivermos baixado o arquivo, abriremos um terminal (Ctrl + Alt + T) e nele daremos as permissões necessárias :

chmod a+x FontBase-2.6.4-x86_64.AppImage

Agora podemos iniciar o programa digitando o mesmo terminal:


./FontBase-2.6.4-x86_64.AppImage

Se você quiser saber mais sobre este aplicativo, os usuários podem acessar a documentação oficial que eles oferecem em seu site.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário