FERRAMENTAS LINUX: Mais um ano acabando ,o kernel Linux 4.21 está obtendo mais preparativos para o problema do Y2038

domingo, 23 de dezembro de 2018

Mais um ano acabando ,o kernel Linux 4.21 está obtendo mais preparativos para o problema do Y2038




Confira !!



Mudanças no kernel continuam fluindo para resolver o problema do " Ano 2038 " onde, em 19 de janeiro de 2038, um inteiro de 32 bits assinado não é mais grande o suficiente para acomodar o número de segundos desde 1970 como o formato de tempo Unix de 32 bits.

Particularmente nos últimos dois anos, houve um influxo no trabalho do kernel para resolver o problema "Y2038". Com o Linux 4.21, mais trabalho está programado para ser mesclado. Por este pedido de envio pelo veterano desenvolvedor de kernel Arnd Bergmann:
Isso conclui a parte principal do retrabalho da chamada do sistema para o tempo de 64 bits, que se espalhou na maior parte do ano de 2018, sendo as últimas seis chamadas do sistema sendo

- ppoll 
- pselect6 
- io_pgetevents 
- recvmmsg 
- futex 
- rt_sigtimedwait 

Como antes, nada muda para 64 arquiteturas de bits, enquanto as arquiteturas de 32 bits ganham outro ponto de entrada que difere apenas no layout da estrutura de timespec. Espero que na próxima versão possamos ligar todas as 22 dessas chamadas de sistema em todas as arquiteturas de 32 bits, o que nos dá uma versão básica para a glibc começar a usá-las.











Isso não inclui as chamadas de sistema clock_adjtime, getrusage / waitid e getitimer / setitimer. Eu ainda pretendo ter novas versões desses também, mas eles não são necessários para a operação correta da biblioteca C, pois eles podem ser emulados usando as antigas chamadas de sistema baseadas no tempo de 32 bits.

Além das chamadas do sistema, há também algumas limpezas aqui, removendo interfaces internas antigas do kernel que não foram usadas depois que todas as referências foram removidas. As limpezas em arco / sh são parte disso, foram postadas várias vezes ao longo do ano passado sem uma reação dos mantenedores, enquanto as mudanças correspondentes fizeram isso em todas as outras arquiteturas.

Ainda há muito trabalho pela frente, mas pelo menos parece que o suporte deve ser resolvido bem antes de 2038, supondo que esses sistemas Linux de 32 bits passem para o software mais recente e permaneçam implantados em janeiro de 2038.


Fonte

Até a  próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário