FERRAMENTAS LINUX: O MIPS está preparando muitas mudanças para o kernel Linux 4.21

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O MIPS está preparando muitas mudanças para o kernel Linux 4.21




Confira !!

A arquitetura da CPU MIPS tornou-se repentinamente um pouco mais interessante agora que o processador ISA será open-source em 2019 . Com o kernel Linux 4.21 em desenvolvimento, há várias mudanças de suporte do MIPS de entrada. 

O código do kernel do Linux upstream para MIPS continua a ser melhorado, particularmente para seus esforços mais recentes. Alguns dos destaques do Linux 4.21 incluem: 

- Suporte para a criação do kernel MIPS Linux sem suporte a ponto flutuante. Esse esforço é sobre encolher o kernel e se preparar para o nanoMIPS que atualmente não oferece recursos de ponto flutuante. A arquitetura nanoMIPS foi projetada para ter cerca de 40% de tamanho de código menor que o MIPS32 e também é muito eficiente no consumo de energia. 







- Todo o kernel MIPS agora pode ser construído com o Desinfetante de Comportamento Indefinido habilitado. Além disso, o kernel pode ser construído com o código morto do tempo de link e as passagens de eliminação de dados ativadas. 

- Limpeza para o código Cavium Octeon que resultou em cerca de 20 mil linhas de redução de código. 

- Continuação do trabalho no suporte Loongson 3. O MIPS64 Loongson 3 é popular em alguns círculos, mas está mostrando sua idade atualmente sendo fabricado em um processo de 65nm (ou 32nm no Loongson 3B) e ostenta apenas velocidades de clock de ~ 1GHz e alguns núcleos, sem mencionar ser difícil encontrar. 

- Várias otimizações e outras melhorias de baixo nível. 

Mais detalhes sobre as alterações do código MIPS para o Linux 4.21 podem ser encontrados através desta solicitação de envio  . 

Você tem muita esperança para o MIPS em 2019, agora que eles estão abrindo o ISA? Deixe-nos saber seus pensamentos nos fóruns.

Fonte

Até a próxima !1

Nenhum comentário:

Postar um comentário