FERRAMENTAS LINUX: O protótipo de sistema de memória heterogêneo (HMS) foi publicado para o kernel Linux

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

O protótipo de sistema de memória heterogêneo (HMS) foi publicado para o kernel Linux




Confira !



Nos últimos anos, o desenvolvedor da Red Hat, Jerome Glisse, vem trabalhando no Gerenciamento de Memória Heterogêneo (HMM) para que o kernel do Linux manipule o espelhamento de espaços de endereçamento do processo, memória do sistema que pode ser usada de forma transparente por qualquer processo de dispositivo e funcionalidade similar ao redor da GPU de hoje necessidades de computação e outros dispositivos. Jerome publicou hoje o próximo passo como parte de seu trabalho de gerenciamento de dispositivos de memória de baixo nível e esse é o Sistema de Memória Heterogêneo para expor as topologias de memória complexas dos sistemas atuais.

Sob uma bandeira de "solicitação de comentários", Jerome Glisse publicou hoje seu trabalho na Red Hat no Sistema de Memória Heterogênea (HMS) e em uma nova chamada de sistema hbind (). O HMS procura expor melhor as configurações complexas da topologia do sistema e os diferentes tipos de memória do dispositivo para o espaço do usuário. Este trabalho também fornece uma nova API de espaço de usuário para vincular / sugerir ao kernel sobre qual memória usar para um intervalo de espaço de endereço virtual e as alterações do lado do kernel para a diretiva de memória virtual para lidar com o HMS.

Entre as informações expostas pela HMS de maneira padronizada, estaria o destino da memória (RAM, HBM, etc), o dispositivo ou CPU associado, o tipo de link entre a memória e o dispositivo, qualquer ponte entre links e propriedades. como a largura de banda de memória / latência e outras informações relevantes para programas na determinação do posicionamento de memória desejado para uma determinada carga de trabalho.

Além de canalizar a infra-estrutura HMS proposta para o kernel do Linux, Jerome também criou uma implementação para o driver de gráficos Nouveau DRM (código-fonte aberto NVIDIA) para expor a memória da GPU.

Para mais informações sobre a proposta do Sistema de Memória Heterogêneo, veja a carta de correção enviada esta noite na lista de discussão do kernel. O patch de documentação também tem detalhes técnicos adicionais. É provável que demore um pouco até que o HMS seja definido e desenvolvido, mas deve ser útil para a futura programação do GPGPU e outros casos de uso.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário