quarta-feira, 26 de dezembro de 2018
Os usuários do Fedora Rawhide agora podem testar o suporte a metadados do Zchunk Experimental
Confira !!
O Zchunk é o formato de arquivo anunciado no início deste ano para oferecer uma boa compactação ao mesmo tempo em que é compatível com delta e é baseado no Zsync e no Casync, enquanto o processamento de compactação é feito pelo Zstandard.
Havia um plano para mudar para o Zchunk para os metadados do repositório com o Fedora 29, mas isso não deu certo a tempo. Agora o plano é fazer a troca de metadados de repo para o Fedora 30 e agora ele pode ser testado com o Fedora Rawhide.
O colaborador do Fedora, Jon Dieter, que liderou a carga sobre a Zchunk, disponibilizou agora as bibliotecas DNF e repo atualizadas através do Copr que suportam o Zchunk. Mais importante ainda, a geração de metadados do Zchunk está agora ativada para o Rawhide. As atualizações de pacotes necessárias chegarão ao Fedora Rawhide assim que houver algum teste feito, mas se você quiser testá-lo durante os feriados, o repositório do Copr estará pronto para os usuários do Rawhide.
O objetivo é que os metadados do Zchunk acelerem as coisas para os usuários do Fedora com seus comandos DNF, graças às informações do pacote com compactação Zstandard e por serem mais amigáveis ao delta, precisando apenas fazer o download do que foi alterado. Mas inicialmente apenas parte disso é verdade. Dieter comentou que os metadados atuais não estão sendo compactados com os zodicts repodata do Fedora, o que está levando ao tamanho dos arquivos sendo aproximadamente o dobro das versões do Gzip.
Portanto, ainda há trabalho pela frente, mas aqueles que desejam aprender mais ou experimentar os pacotes experimentais podem descobrir os últimos detalhes do blog de Dieter .
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Linux,
#linux Fedora,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário