FERRAMENTAS LINUX: Aplicativos falsos de navegação para Android vem com Spam nos anúncios

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Aplicativos falsos de navegação para Android vem com Spam nos anúncios



E não faça nada além de lançar o Google Maps



A Google Play Store cresceu tanto que é quase impossível manter todos os itens maliciosos longe dela, mas o problema real aparece quando aplicativos falsos gravam milhões de downloads e não fazem nada mais do que enviar spam para você com anúncios.

Este é o caso de nada menos que 15 aplicativos de navegação GPS que foram publicados na Google Play Store e que, segundo o pesquisador de malware da ESET Lukas Stefanko , registraram mais de 50 milhões de instalações.

“Esses aplicativos apenas abrem o Google Maps ou usam sua API sem qualquer valor adicional para o usuário, exceto para exibir anúncios”, observa o pesquisador. "Alguns deles nem têm o ícone adequado do aplicativo."

Basicamente, esses aplicativos representam aplicativos de navegação completos para Android, mas, em vez disso, criam uma camada entre o Google Maps e o usuário para exibir anúncios. Dessa forma, o desenvolvedor pode gerar receita sem oferecer qualquer funcionalidade, pois os anúncios normalmente são exibidos antes de iniciar o aplicativo e usá-lo.

Já foi relatado para o Google

Além disso, alguns desses aplicativos de navegação ainda usam capturas de tela falsas que são realmente roubadas de outros aplicativos de GPS da Google Play Store que não violam os termos da Google Play Store.

“Eles não têm nenhuma tecnologia de navegação ou know-how, eles só usam mal o Google Maps. Quando o usuário clica nas opções Drive, Navegar, Rotear, Meu local ou outro, o aplicativo do Google Maps é aberto ”, explica o pesquisador.

Um dos aplicativos incluiu um recurso solicitando que o usuário pague pela remoção dos anúncios e ofereça uma experiência de navegação simples, que é fornecida pelo Google Maps, muitas vezes pré-instalada em dispositivos Android.

Todos os aplicativos já foram reportados ao Google, mas segundo o pesquisador da ESET, apenas alguns deles foram removidos. Provavelmente, o gigante das buscas vai puxar o resto em breve, especialmente quando mais usuários os descobrirem na Play Store.


Fonte

Até a ptóxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário