FERRAMENTAS LINUX: As correções do driver do Linux, estão trazendo novos blocos SMU para GPUs futuras

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

As correções do driver do Linux, estão trazendo novos blocos SMU para GPUs futuras



Confira !!



Os desenvolvedores de drivers gráficos AMD Linux publicaram nesta manhã um conjunto de 138 patches apresentando um novo driver SMU de software voltado para "futuros ASICs".

Dado o tempo necessário para desenvolver um suporte ao driver de trabalho para uma nova arquitetura de GPU, não é de surpreender que internamente a AMD já esteja trabalhando no suporte a Linux para a próxima geração do Navi, que deve ser lançado ainda este ano. Hoje, esse novo driver SMU pode ser o primeiro sinal desse suporte, embora limitado à unidade de gerenciamento do sistema.

Os 138 patches compostos por mais de seis mil linhas de código estão se preparando para uma nova SMU (System Management Unit) a ser encontrada em "futuros ASICs" e este bloco é responsável pelas tarefas de gerenciamento de energia e outras funcionalidades como OverDrive. Navinão é explicitamente explicitado, mas provavelmente uma suposição segura, dado o roteiro da AMD.

Os patches de código explicam: " O driver powerplay será aposentado. A versão final é para vega20 com SMU11. No entanto, o futuro asic usará a nova estrutura swSMU para implementar também. Aqui está a primeira versão do novo driver sw smu que é baseando-se no vega20 ... Gostaríamos de re-arquivar códigos de energia do linux para usar um novo bloco sw SMU ip para futuros asics.Esperamos escrever um framework simples e legível para o Linux. "

Vega 20 continuaria usando o PowerPlay by padrão, mas verifica-se que este novo código deve funcionar também se iniciado com amdgpu.dpm = 1 .

Ao percorrer os 138 patches, nenhum detalhe interessante sobre o hardware AMD Radeon da próxima geração está exposto, mas principalmente preenche a infraestrutura para suportar o novo bloco SMU. Obviamente, muito mais código virá a tempo de realmente trazer o suporte da próxima geração da GPU da AMD.

O Navi não é esperado até o segundo semestre do ano e será interessante ver quando o suporte ao kernel Linux for publicado. No caso do Vega, eles tinham suporte de código aberto disponívelmas não foi fundido no momento em que a série RX Vega começou a ser lançada, mas acabou sendo depois do fato, embora nesse caso eles tenham sido bloqueados no momento pela primeira fusão do AMDGPU DC. Com o Radeon VII prestes a lançar, o suporte ao Linux já deve estar em funcionamento, a menos que haja problemas de última hora, como foi o caso do RX 590. Se a AMD (idealmente) estiver buscando suporte no kernel principal no momento as primeiras naves de hardware, elas precisarão publicar o código nos próximos meses para alinhar com o ciclo de kernel da linha principal. Além disso, se for necessário muito código novo para iluminar o Navi, o processo de revisão pública do código levará algum tempo antes da próxima janela de mesclagem do kernel.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário