FERRAMENTAS LINUX: O mais recente código Backend do NVIDIA EGLStreams Wayland está sob revisão para o KDE / KWin

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

O mais recente código Backend do NVIDIA EGLStreams Wayland está sob revisão para o KDE / KWin




Confira !!



Em novembro foi quando a NVIDIA anunciou que estava desenvolvendo um back-end baseado em EGLStream para o KWin do KDE para que a sessão do KDE Wayland pudesse rodar com seu driver gráfico proprietário semelhante ao suporte EGLStreams do GNOME. Esse código mais recente está agora sob revisão.

Tem sido silencioso na lista de discussão pública, uma vez que anunciou suas intenções de desenvolver este back-end EGLStreams KWin que, na verdade, apenas beneficiaria seu driver gráfico Linux devido a outros drivers / fornecedores com seus drivers de código aberto suportando GBM para gerenciamento de buffer . A longa conversa da NVIDIA sobre a nova API "Alocador de memória de dispositivo Unix" também ainda precisa se concretizar, deixando a NVIDIA para desenvolver back-ends de EGLStream para os diferentes compositores de Wayland, a fim de ganhar terreno.

Nesta semana, Erik Kurzinger, da NVIDIA, postou o back-end inicial do EGLStream para análise com o KWin.
Essa é a implementação inicial de um back-end de DRM com base nas extensões EGLDevice, EGLOutput e EGLStream, suportando hardware gráfico NVIDIA usando seu driver proprietário. O novo back-end será usado se a variável de ambiente KWIN_DRM_USE_EGLDEVICE estiver configurada. Na inicialização, ele tentará criar um EGLDevice com base no dispositivo DRM atualmente em uso e criar EGLOutputs e EGLStreams para quaisquer exibições anexadas. Estes são usados ​​para controlar a apresentação do quadro final composto. Além disso, ele registrará a interface wl_eglstream_controller Wayland para que as janelas EGL nativas criadas pelos clientes possam ser anexadas a um EGLStream, permitindo que o conteúdo do buffer seja compartilhado com o compositor como uma textura GL.

Atualmente, este backend é incompatível com o ajuste de modos atômico e os cursores de hardware. O suporte para ambos é planejado como trabalho futuro, assim como a integração com a estrutura de autotesting e suporte para acesso remoto.

No momento, há um bug conhecido no driver da NVIDIA, onde a janela de dicas de ferramenta do plasmashell aparecerá em branco se for redimensionada. Uma correção está em desenvolvimento e deve estar presente em uma próxima versão do driver.

Veremos como vai esse processo de revisão e se a NVIDIA poderá ter seu novo back-end mesclado nos próximos meses para permitir uma experiência do KDE Wayland com gráficos NVIDIA, a não ser o uso do driver Nouveau.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário