FERRAMENTAS LINUX: O mais recente trabalho de desempenho do shell / mutter do GNOME e a separação do X11 / Wayland

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

O mais recente trabalho de desempenho do shell / mutter do GNOME e a separação do X11 / Wayland


Confira !!



O GNOME 3.32 está se preparando para ser um ótimo lançamento especialmente com as melhorias de desempenho programadas para fazer parte desta atualização do ambiente de desktop de seis meses que será lançada em março.

Além de Daniel van Vugt, da Canonical, que disputou muitas melhorias de desempenho neste ciclo em toda a pilha de desktop GNOME, o desenvolvedor de longa data do GNOME, Georges Stavracas, que atualmente trabalha na Endless Computer, também obteve alguns bons desempenhos.

Stavracas abandonou a classe ShellGenericContainer, o que deve levar a taxas de quadros mais estáveis ​​em comparação com o estado atual (pré-3.32). Ele também fez melhorias no cache de texturas com o Clutter, o que pode levar a alguns ícones carregando mais rápido e também ajudando no desempenho da animação de inicialização. Há também algum trabalho de desempenho em andamento em torno da Cogl para a escolha do lado da CPU para reduzir potencialmente o uso de recursos da GPU.

Além do desempenho, no espaço de Mutter, Georges também supervisionou a queda do sistema de compilação Autotools em favor do Meson e desembaraçou mais código específico do X11 do Wayland. Ele e outros têm trabalhado para tornar os caminhos de código do GNOME menos dependentes do código X11 quando rodam no Wayland e parece que o GNOME 3.32 estará melhor posicionado mas não necessariamente completo nesse processo.

Mais detalhes sobre as últimas contribuições do GNOME via Georges através de seu blog .


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário