FERRAMENTAS LINUX: O Qt 6 está para começar os primeiros estágios do desenvolvimento no Git

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

O Qt 6 está para começar os primeiros estágios do desenvolvimento no Git




Confira !!



Embora o Qt 6.0 ainda não esteja previsto para a maior parte de dois anos, os primeiros patches planejados para o Qt 6 devem começar a tomar forma dentro de um ramo de preparação do Git.

Lars Knoll planejou hoje ter um início de ramificação no Qt 6 para o qtbase, já que é onde a maior parte do desenvolvimento inicial do Qt6 começará a ocorrer. Ele já está coletando alguns patches de outros desenvolvedores e pelo menos ter essa filial antecipadamente servirá de base para o desenvolvimento até que o desenvolvimento do Qt 6.0 realmente se aqueça.

O atual código "dev" do Qt5 se fundiria regularmente no código-base Qt6, as funções planejadas para remoção no Qt6 precisariam ser primeiro marcadas como obsoletas pelo código Qt5, e a quebra da compatibilidade binária pode começar.

Os planos mais recentes do Qt 6 são para pedir sua liberação inaugural em novembro de 2020. Espera-se que o Qt 5.15 LTS seja o último da linha para o Qt5.

O Qt6 provavelmente se estabelecerá em uma base C ++ 17, tem se concentrado no CMake como seu sistema preferido de builds (depois de ter investido originalmente no Qbs ), e essa versão inicial 6.0 provavelmente enfocará reestruturação / depreciação / limpeza ao invés de entregar mandíbulas. soltando novos recursos. Seu objetivo é que a transição do Qt5 para o Qt6 seja suave para desenvolvedores e usuários finais.

Com os arquivos da lista de discussão de desenvolvimento do Qt sendo quebrados, abaixo está a mensagem que Lars tinha a dizer sobre os planos de ramificação do Qt6 Git:
Eu gostaria de nos criar uma ramificação para o Qt 6 no qtbase. Diferentes pessoas estão começando a coletar algumas manchas e agora precisamos de um lugar onde elas se juntem.

Por enquanto eu gostaria de limitar isso ao qtbase, já que praticamente todo o trabalho relacionado ao Qt 6 acontece, e precisamos trabalhar no lado do IC para preparar os outros módulos para o trabalho relacionado ao Qt 6 (Frederik irá postar detalhes num correio separado).

O ramo pode ter testes limitados nos quais compilamos e testamos somente os compiladores mais recentes no Windows, macOS e Linux.

Por enquanto, as seguintes regras se aplicam à ramificação 'qt6':

* Integramos regularmente o desenvolvedor nela
* Quebras na BC são boas
* As quebras na SC exigem uma aprovação do mantenedor e uma entrada do Changelog marcando isso como uma alteração incompatível de origem
* Todas as funções que você gostaria de remover no qt6 precisam ser preteridas no dev primeiro
* Evitar mudanças no sistema de compilação para não interferir com o trabalho do cmake



Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário