quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
A Intel esstá pronta para adicionar o seu experimental Driver "Iris" Gallium3D para o Mesa
Confira !!
Somente no ano passado, os desenvolvedores de drivers de código aberto da Intel desenvolveram um novo driver OpenGL baseado em Gallium3D para os sistemas Linux, como a eventual substituição do antigo driver de mesa "i965 classic". Os desenvolvedores da Intel agora estão confiantes o suficiente no estado desse novo driver apelidado de Iris de que eles estão tentando mesclar o driver no mainline Mesa propriamente dito.
O driver Iris Gallium3D já amadureceu o suficiente para que Kenneth Graunke, o desenvolvedor da Intel OTC que originalmente iniciou a Iris no final de 2017, esteja tentando fundir o driver na base de código principal da Mesa. O driver ainda não está completo, mas já está em boa forma que ele está procurando ser mesclado, embora seja experimental.
O driver Iris Gallium3D é parcialmente inspirado pelo driver "ANV" Vulkan. Graunke também caracteriza o design como " Nosso principal objetivo era tornar o driver o mais eficiente possível, visando uma sobrecarga de CPU muito baixa. Também decidimos descartar o suporte para hardware legado e drivers de kernel desatualizados, liberando-nos para projetar o futuro sem preocupando-se com o impacto do passado. "
Quando concluído, o desempenho deve ser melhor do que o driver atual do Mesa. O driver Iris Gallium3D é focado exclusivamente no hardware gráfico Intel Broadwell "Gen 8" e mais recente; os gráficos mais antigos da Intel estarão ligados ao seu driver i965 clássico existente.
Este novo driver Iris é muito mais eficiente, projetado em torno de interfaces modernas e também projetado com suas próximas placas gráficas dedicadas em mente. O driver reutiliza o back-end do compilador NIR existente, o código do Intel Surface Layout (ISL), o BLORP e outros códigos modernos da Intel que melhoraram ao longo do tempo com os drivers i965 e ANV.
Uma vez mesclado, supondo que o driver esteja incluído como parte de sua lista de drivers do Gallium3D, a substituição do driver clássico padrão pode ser feita através da variável de ambiente MESA_LOADER_DRIVER_OVERRIDE = iris .
Este é um marco super excitante para este moderno driver Intel OpenGL Linux. Mais detalhes podem ser encontrados através deste pedido de envio .
Esperamos ver esse código revisado e mesclado para o atual ciclo de desenvolvimento do Mesa 19.1. Eu terei mais referências de entrada em breve para referência, tendo em mente que elas ainda não esgotaram todas as possibilidades de otimização.
Fonte
Até a próxima !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário