segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019
Está se tornando possível executar distribuições Linux nos laptops HP / ASUS / Lenovo ARM
Confira !!
Esperamos ansiosamente pela possibilidade de ter um bom laptop ARM Linux de 64 bits com poder decente e boa qualidade de construção. Vários grandes fornecedores têm lançado laptops Windows ARM equipados com chips Qualcomm e similares com especificações e qualidade decentes, ao contrário de alguns dos esforços baratos de laptop ARM Linux que vimos. Para esses laptops Windows ARM, está sendo feito um progresso em poder rodar o Linux neles.
Um leitor da Phoronix apontou os laptops aarch64 no esforço do GitHub que está girando as imagens do Ubuntu Linux que funcionam em alguns dos mais proeminentes laptops do Windows ARM. Imagens pré-construídas estão atualmente disponíveis para o ASUS NovaGo TP370QL, HP Envy x2 e Lenovo Mixx 630.
As imagens podem ser baixadas para um cartão SD e, em seguida, piscaram nos dispositivos. O estado atual dessas imagens do Linux AArch64 pode ser encontrado aqui . No caso do laptop ASUS, o touchpad não está funcionando e o WiFi não está funcionando nos dispositivos no Linux. Os gráficos acelerados também ainda precisam ser resolvidos; os gráficos devem ser suportados graças à pilha de drivers Freedreno. Portanto, ainda não está em um bom lugar para os usuários finais, mas certamente está progredindo.
O ASUS TP370QL é um laptop de US $ 650 com Snapdragon 835, 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento e uma bateria de 22 horas reportada pelo menos no Windows 10 para ARM.
O HP Envy x2 é um laptop destacável de 12 polegadas por cerca de US $ 830 dólares com um Snapdragon 835, 4GB de RAM, 128GB de armazenamento flash e até 19 horas de duração da bateria.
O Lenovo Mixx 630 custa cerca de US $ 650 e também está no Snapdragon 835 e tem 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento flash, tela de 12,3 polegadas e 20 horas de duração da bateria.
Esperançosamente, dentro de alguns meses, todos esses laptops AArch64 estarão funcionando bem com as várias distribuições Linux do ARMv8.
Fonte
Até a próxima !!!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Hardware,
#Linux,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário