FERRAMENTAS LINUX: O Arm fala sobre o programa de conscientização de energia do kernel Linux 5.0

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

O Arm fala sobre o programa de conscientização de energia do kernel Linux 5.0




Confira !!



Com o kernel Linux 5.0 que será lançado no próximo final de semana, um dos recursos que vale a pena falar no lado do Arm é o longo trabalho de desenvolvimento do Energy Aware Scheduling (EAS).

O kernel Linux 5.0 (nee 4.21) apresenta o suporte inicial para o Energy Aware Scheduling agora que os desenvolvedores upstream estão finalmente satisfeitos com a forma do código. O EAS é projetado para tornar o planejador ciente das topologias de CPU assimétricas em sistemas como SoCs big.LITTLE do Arm, onde nem todos os núcleos são do mesmo nível de potência / desempenho. O EAS permite que o planejador faça escolhas mais inteligentes com base na topologia real dos núcleos da CPU e suas características.

O EAS é benéfico principalmente para reduzir o consumo de energia, mas em algumas cargas de trabalho o desempenho pode ser ligeiramente aumentado. Os números compartilhados pelo Arm parecem ser bastante positivos, se comparados ao estado anterior não-EAS com kernels pré-5.0 mainline:


Mais detalhes sobre o Energy Aware Scheduling com o Linux 5.0 podem ser encontrados através desta postagem no blog do Arm . É claro que, fora do kernel principal, o EAS tem sido suportado pelo kernel Android do Google e por outras variantes do kernel a jusante há anos.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário