Confira !!
Embora o driver Gallium3D de código aberto e engenharia reversa " Panfrost " para as arquiteturas gráficas Mali Midgard / Bifrost da Arm tenha sido mesclado ao Mesa semanas atrás, com uma otimização de desempenho adicionada neste fim de semana, o desempenho desse driver impulsionado pela comunidade já o torna competitivo para o driver binário oficial do Arm, pelo menos para algumas cargas de trabalho do OpenGL.
A principal produtora da Panfrost, Alyssa Rosenzweig, adicionou um patch durante a noite ao driver Panfrost no Mesa 19.1-devel que fecha boa parte da lacuna de desempenho com o driver binário. Eles descobriram um caminho rápido que anteriormente não estava habilitado para seus metadados. Esse caminho rápido descoberto por meio da engenharia reversa é capaz de explicar grande parte de suas deficiências de desempenho anteriores com o driver.
Ao habilitar esse caminho rápido, que eles supõem estar relacionado ao ladrilhador da GPU, o desempenho em testes como o GLMark2 vê rácios de quadros que vão de cerca de 20 FPS até chegar ao vsync limitado a 60 FPS. Ou em outros testes com o vsync desativado, o desempenho aumenta ainda mais.
Alyssa observa no patch : " Com este patch, em amostras GLES 2.0 que não envolvem FBOs, parece que o desempenho está convergindo com (e algumas vezes superando) o blob. "
Essa é uma grande conquista com o projeto do driver da Panfrost ainda sendo tão novo. É ótimo o desempenho estar em ordem. Embora o driver ainda não esteja pronto para os usuários finais até que eles tenham seus bits do lado do kernel também em ordem.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário