FERRAMENTAS LINUX: O driver Intel OpenGL Mesa está para melhor lidar com a recuperação em caso de paralisação da GPU

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

O driver Intel OpenGL Mesa está para melhor lidar com a recuperação em caso de paralisação da GPU





Confira !!



É claro que tem sido uma semana agitada no espaço do driver de gráficos de código aberto da Intel ... O aprimoramento mais recente é uma série de atualizações que fornece uma melhor restauração de contexto no caso de paralisações de GPU.

Chris Wilson, que normalmente lida com o driver de kernel DRM da Intel, inclusive na parte de restauração / restauração recentemente, enviou um conjunto de dois patches para melhorar o comportamento do driver do Intel i965 Mesa após paralisações da GPU.

Ele descreve a mudança de comportamento com bastante elegância, então aqui está a partir da série de patches :

O kernel tenta reparar um contexto suspenso restaurando o estado padrão (ou então descobrimos que o contexto pode estar inutilmente corrompido pelo reset). No entanto, isso é inadequado para a mesa, pois (corretamente) assume que a imagem do contexto contém o estado anteriormente definido e, portanto, apenas emite alterações incrementais (por exemplo, configura invariantes de registro uma vez na criação de contexto e nunca mais precisa tocar nesses registros novamente ). Se sobrescrevermos o estado de mesa com o estado padrão, isso também pode levar a falhas desagradáveis. Perder-perder. Uma alternativa é dizermos ao kernel para não se incomodar em tentar se recuperar do problema, mas informe ao userspace que o contexto foi perdido imediatamente e deixe que o banco faça sua própria recuperação.

Este patch fornece o mínimo que deve fazer o truque, mas provavelmente há um monte de pedras que precisam ser viradas para encontrar o estado residual que não está sendo redefinido (desde que BRW_NEW_CONTEXT saiu de moda;) Eu gostaria de obter isso conceito acked para que possamos colocar o patch do kernel correspondente e oficializar o uAPI e começar a usá-lo.

São apenas algumas dezenas de linhas de código para tornar o driver Intel OpenGL mais resiliente após o travamento da GPU. Este código deve entrar no lançamento do Mesa 19.1, que será lançado no próximo trimestre.



Até a próxia !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário