FERRAMENTAS LINUX: O Driver Nouveau pega o suporte do SVM via HMM

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

O Driver Nouveau pega o suporte do SVM via HMM




Confira !!



O driver de kernel Nouveau colocou em fila os patches para a introdução do suporte ao Shared Virtual Memory (SVM) para esse driver NVIDIA de código aberto como um passo à frente para suas oportunidades OpenCL / compute.

O driver DRM Nouveau tem suporte para SVM através da infraestrutura de gerenciamento de memória heterogênea que faz parte do kernel da linha principal há algum tempo. Patches de Nouveau foram trabalhados por um tempo, mas finalmente na trajetória para mainline. O driver proprietário da NVIDIA também tem trabalhado para fazer uso do HMM.

O suporte ao SVM foi uma das razões pelas quais a NVIDIA forneceu o motivo pelo qual seu driver proprietário OpenCL não expõe totalmente o OpenCL 2.0+. Embora com o OpenCL-Next este ano, acredita-se que o requisito será relaxado, entre outros recursos tornados opcionais, e a NVIDIA seguirá em frente, apoiando oficialmente a próxima versão ainda a ser lançada do OpenCL. Mas enquanto o driver Nouveau não tem seu suporte OpenCL alinhado ainda, há esse suporte Shared Virtual Memory para o driver de código aberto.

Ben Skeggs, da Red Hat, que colocou esse suporte na árvore de desenvolvimento do Nouveau comentou : " Isso usa o HMM para espelhar as tabelas de uma página de processo" nas tabelas de páginas de um canal,"

Este suporte a SVM está atualmente habilitado para GPUs Pascal, mas com o tempo chegará a Volta e Turing, mas está desativado no momento devido à recuperação do canal não confiável com o driver Nouveau atual.

Esse suporte SVM da Nouveau deve fazer parte do próximo ciclo do kernel Linux 5.1. .

Enquanto isso, Karol Herbst, Rob Clark e outros membros da Red Hat continuam trabalhando nas partes do espaço do usuário para trazer suporte computacional para a Nouveau com o rastreador de estado OpenCL Gallium3D e o suporte a NIR para a Nouveau. Esse trabalho ainda precisa ser resumido. Mas as intenções da Red Hat em torno de seus investimentos no Nouveau compute permanecem um pouco misteriosas, pois mesmo que tudo funcione para computação, o desempenho ainda é severamente limitado, já que o GTX 900 Maxwell e o mais recente ainda não podem voltar às freqüências de inicialização Alcançar o desempenho ideal ... Com o bloqueio atual para um estado de baixo desempenho, o potencial de computação é muito limitado, como vimos no atual desempenho do OpenGL. Mas esperamos que este grande obstáculo seja resolvido de alguma forma pela NVIDIA e pela Red Hat.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário