FERRAMENTAS LINUX: O estado do Debian e Fedora na arquitetura RISC-V

domingo, 10 de fevereiro de 2019

O estado do Debian e Fedora na arquitetura RISC-V



Confira !!



O RISC-V continua sendo de grande interesse para usuários de código aberto / Linux por ser uma arquitetura de CPU livre de royalties e completamente aberta. Em parte devido à falta de hardware RISC-V acessível limitando desenvolvedores de trabalhar mais nesta arquitetura, o estado de suporte RISC-V por distribuições Linux varia, mas pelo menos tem melhorado muito nos últimos anos.

Na conferência FOSDEM 2019 deste fim de semana passado foi uma faixa do RISC-V com várias palestras interessantes sobre este ISA processador aberto e vários esforços de software em torno dele.

David Abdurachmanov falou sobre o estado do Fedora no RISC-V. Até cerca de 20% da coleção de pacotes do Fedora foi capaz de construir até agora em RISC-V, eles têm a infra-estrutura de construção inicial do RISC-V no lugar, e outras bases estabelecidas, mas ainda não há suporte para RPMs assinados , ainda não há imagens RISC-V para o Fedora Workstation / Server, e outros trabalhos a serem feitos, mas a situação continua a melhorar tanto para o RISC-V em uma capacidade virtualizada quanto no hardware SiFive HiFive Unleashed. Veja estes interessantes slides PDF e a gravação de vídeo para aprender sobre esta distribuição no RISC-V.

Karsten Merker apresentou no estado Debian para RISC-V, o que também está fazendo progresso, embora muito trabalho a ser feito para trazer essa nova porta. Veja esses slidese vídeo também, se estiver interessado nessa combinação.

Se você está querendo aprender mais sobre o RISC-V neste fim de semana, veja as outras conversas do RISC-V a partir do sempre excelente evento FOSDEM.



Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário