FERRAMENTAS LINUX: O Gallium3D's Mesa State Tracker vê os shaders portados do TGSI para o NIR para drivers capacitados

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

O Gallium3D's Mesa State Tracker vê os shaders portados do TGSI para o NIR para drivers capacitados



Confira !!



Kenneth Graunke, da equipe de Centro de Tecnologia de Código Aberto da Intel, é o desenvolvedor que liderou o ano passado no desenvolvimento do driver Intel "Iris" Gallium3D que eventualmente deve ter sucesso em seu driver de mesa "i965" clássico para hardware Broadwell e mais recente. Hoje, ele emitiu um pedido para obter algumas melhorias no próprio rastreador de estado do Mesa da Gallium3D.

Com o novo driver Intel Gallium3D, ele está alavancando o já existente e maduro suporte ao compilador NIR da Intel, que também é usado pelo driver ANV Vulkan, entre outros códigos compartilhados com este novo esforço de driver OpenGL. O NIR também é a representação intermediária que está começando a ser usada pelo RadeonSI Gallium3D também para que os drivers do OpenGL 4.6, Freedreno e VC4 já façam uso extensivo do NIR, e também há trabalho em andamento para que o Nouveau use o NIR. O uso do NIR está no lugar da representação intermediária de TGSI da Gallium3D, que ainda é usada em todos os componentes do Gallium3D em Mesa.

Para os motoristas que preferem o NIR, nas áreas onde ainda existe o TGSI, existe um passe de TGSI para NIR. Com o mais recente trabalho de driver de Ken, ele está adicionando suporte a vários shaders internos para o tracker do estado de Mesa, para que os drivers NIR possam usar essa versão direta em vez de ter que usar os shaders integrados do TGSI e convertê-los em NIR usando o passe automatizado .

Ter shaders NIR internos para os drivers que preferirem (embora ainda suportem o TGSI para os outros) deve permitir mais otimizações e também menos latência para evitar esse passe extra.

Esses shaders NIR são para uploads / downloads de PBO, OES_draw_texture built-in, shaders claros, drawpixels Z / stencil shaders de fragmentos e outros bits. O pedido de envio presumivelmente estará pronto a tempo para o atual ciclo do Mesa 19.1. Esse esforço é apenas mais um passo na direção de um futuro mais centralizado no NIR, com muito menos ênfase / interesse nos dias de hoje no TGSI mais antigo.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário