sábado, 9 de fevereiro de 2019
O OpenSUSE considera os sistemas de arquivos legados e menos seguros
Confira!!
Seguindo o movimento dos sistemas de arquivos legados / menos usados pela SUSE Blacklist no SUSE Linux Enterprise, o OpenSUSE está procurando fazer o mesmo para colocar os módulos do kernel em blacklist para vários sistemas de arquivos esotéricos, bem como para JFS e F2FS.
Embora os usuários possam ajustar seus arquivos de configuração modprobe para substituir essas entradas de lista negra do módulo do kernel, o OpenSUSE está tentando seguir os passos do SLES para tentar excluir usuários desses sistemas de arquivos ou sistemas de arquivos legados que têm histórico de problemas de segurança ou outros preocupações.
Entre a parte de sistemas de arquivos da lista do SUSE estão ADFS, BFS, BEFS, CRAMFS, HFS, MINIX, UBIFS e UFS. Mas também existem alguns sistemas de arquivos mais novos / menos estagnados nessa lista, como NILFS2, JFS e F2FS.
Alguns usuários se opuseram a ver o JFS nessa lista, pois ainda usam o sistema de arquivos em produção. Vendo o F2FS na lista também foi uma surpresa, considerando que o sistema de arquivos Flash-Friendly ainda é mantido ativamente, funciona bem em SSDs, e sua adoção está em ascensão com o apoio do Google e até mesmo usá-lo em vários dispositivos Pixel e outros Ecossistema Android. Mas acontece que eles já não suportam o F2FS no openSUSE Leap / Tumbleweed por vários motivos .
A discussão sobre esta lista negra do sistema de arquivos pode ser encontrada em opensuse-factory. Esta lista ainda está sujeita a alterações e, novamente, se alguém estiver realmente ligado a algum desses sistemas de arquivos mais antigos ou precisar dessa compatibilidade, é só editar um arquivo longe de restaurar esse suporte.
Fonte
Até a próxima!!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#Linux,
#Linux SUSE,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário