FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao Bitmain SoC está chegando ao kernel Linux 5.1 - Chip Sophon ARMv8 + RISC-V para o aprendizado profundo

sábado, 16 de fevereiro de 2019

O suporte ao Bitmain SoC está chegando ao kernel Linux 5.1 - Chip Sophon ARMv8 + RISC-V para o aprendizado profundo




Confira !!



Enfileirado para mainlining com o próximo ciclo de kernel do Linux 5.1 é o suporte inicial para Bitmain SoCs. A Bitmain é a empresa chinesa que começou projetando ASICs para a mineração Bitcoin com o Antminer e outros produtos. A empresa também tem se aventurado em projetos de inteligência artificial e aprendizado profundo.

Com o próximo kernel Linux 5.1 será o suporte inicial para o sistema de chip da BM1880 da Bitmain, bem como para a placa de desenvolvedor "Sophon Edge".


O Bit18 BM880 SoC possui um processador ARM Cortex-A53 dual-core, além de um subsistema RISC-V de núcleo único, bem como um subsistema de processador Tensor. Mas com o estado inicial do Linux 5.1, somente os núcleos A53 estão habilitados no momento. O BM1880 é comercializado como um "TPU de ponta" capaz de fornecer desempenho de 1TOPS @ INT8 , um processador RISC-V single-core capaz de atingir 1GHz e otimizado para aprendizado profundo, enquanto puxa apenas cerca de 2,5 Watts. O BM1880 é encontrado em seu Neural Network Stick, um módulo de rede neural, e no Edge TPU Developer Board "Sophon Edge".


Com o kernel Linux 5.1, além de adicionar o suporte do processador S1800, há também a placa de desenvolvedor Sophon Edge que é suportada. O Sophon Edge está em conformidade com as especificações 96Boards da Linaro e possui 1GB de memória LPDDR4, eMMC de 8GB, Gigabit Ethernet, WiFi, USB 3.0, conector GPIO de 40 pinos e codificação / decodificação H.264 / MJPEG. O preço deste quadro custa cerca de US $ 130 e mais detalhes podem ser encontrados no site 96Boards.org .

Portanto, com o kernel Linux 5.1 é apenas o suporte inicial e, esperançosamente, em versões subsequentes, o kernel upstream obtém os bits de ativação para os subsistemas tensor e RISC-V para realmente tornar esse suporte SoC interessante. Os desenvolvedores da Linaro foram os que trabalharam nesse suporte de kernel upstream.

Com o Habana Labs AI Processor Goya também trabalhando em um driver Linux pr a linha principal, tempos empolgantes à frente para suporte ao kernel da linha principal em hardware de aprendizado avançado / AI de próxima geração. Todos esses esforços recentes são o que está levando a um provável subsistema acelerador de hardware para o kernel .



Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário