FERRAMENTAS LINUX: Os ambientes de inicialização do ZFS estão ajudando a melhorar a resiliência dos upgrades do FreeBSD

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Os ambientes de inicialização do ZFS estão ajudando a melhorar a resiliência dos upgrades do FreeBSD




Confira !!


Além do sistema de arquivos ZFS ser apenas um pouquinho melhor do que o UFS tradicional do FreeBSD, o conjunto de ferramentas em torno do ZFS emparelhado com seus recursos nativos de snapshots permite instalações e atualizações mais resilientes do FreeBSD.

Allan Jude, desenvolvedor do FreeBSD, falou na conferência FOSDEM do último final de semana sobre "atualizações mágicas" para tornar as atualizações do sistema do FreeBSD atômicas, seguras e rápidas, aproveitando os Ambientes de inicialização do ZFS.

Isso é basicamente sobre permitir que o sistema de arquivos raiz com apenas a instalação do sistema operacional (e não os arquivos de dados ou de configuração do usuário) seja instantâneo a cada atualização de sistema operacional. Isso permite reverter facilmente em caso de falhas. Utilizado até o carregador de inicialização, ele também pode ser facilmente alternado para um estado diferente do sistema operacional, para que o sistema seja muito mais tolerante em caso de problemas.

O conceito é semelhante à integração do SUSE / openSUSE zypper em torno do Btrfs para snapshots e permitindo fáceis retrocessos e atualizações transacionais. Anos atrás, quando o Fedora estava perseguindo o Btrfs, eles também tinham snapshots do sistema em torno de upgrades com o Btrfs e ligados ao gerenciador de pacotes Yum.

Os Ambientes de Inicialização do ZFS com o FreeBSD são semelhantes aos outros esforços, embora pareçam permitir configurações e configurações de sistema mais avançadas. Se você estiver interessado em aprender mais sobre essas atualizações "mágicas" do FreeBSD com o ZFS, veja estes slides detalhados de Allan Jude do FOSDEM 2019.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário