FERRAMENTAS LINUX: Os Servidores Big NUMA podem ver um melhor desempenho de inicialização com o kernel Linux 5.1

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Os Servidores Big NUMA podem ver um melhor desempenho de inicialização com o kernel Linux 5.1




Confira !!



Uma série de patches enfileirada na infra-estrutura principal do driver do Linux, antes do ciclo do kernel 5.1, foi definida para melhorar o desempenho da inicialização, principalmente para servidores / sistemas NUMA maiores. Esta última rodada de trabalho do kernel foi outra contribuição para o código do kernel graças à Intel.

Na fila do driver-core-next é um conjunto de patches de Alexander Duyck, da Intel, que há muito tempo estão em andamento e que servem para permitir chamadas async_schedule com reconhecimento de NUMA. O objetivo é garantir uma melhor localidade das chamadas async_schedule que são usadas para fornecer inicialização adiada e inicialmente iniciadas para ajudar o subsistema NVDIMM.

Ao percorrer os patches:

- Trabalho principal do driver para testar dispositivos de forma assíncrona em vez do driver e outras melhorias de simultaneidade.

- Uma nova função queue_work_node que planeja trabalhar em uma CPU aleatória de um nó NUMA solicitado para ajudar a melhorar os tempos de inicialização para dispositivos que são locais para um nó específico.

- O suporte para enfileiramento em um nó NUMA específico para melhorar o desempenho da inicialização da memória. Isso ajudou significativamente o tempo de inicialização da memória persistente em um servidor grande em cerca de dez segundos (36 a 26 segundos) com 3 TB de memória.

- Outro patch para conectar dispositivos em uma CPU local ao nó do dispositivo também ajudou a acelerar a inicialização da memória para o NVDIMM com 39 segundos para um nó remoto até 23 segundos com um nó local.

- A utilização do async_schedule_dev no código principal de gerenciamento de energia também fornece uma "pequena melhoria" no desempenho da inicialização.

- Com o libnvdimm ao agendar o registro do dispositivo no local do nó para o dispositivo, também houve uma melhoria de até 25% para a inicialização por nó de um sistema.

Mais detalhes podem ser encontrados através dos comentários de patch nesta série agora enfileirada esperando pela abertura da janela de mesclagem do Linux 5.1 em algumas semanas.

Fonte


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário