FERRAMENTAS LINUX: O GNU Hurd pode construir cerca de 75% dos pacotes Debian, mas não de 64-bit ou SMP ainda

domingo, 3 de fevereiro de 2019

O GNU Hurd pode construir cerca de 75% dos pacotes Debian, mas não de 64-bit ou SMP ainda



Confira !!



Uma das sessões que esperamos ansiosamente a cada ano no FOSDEM é sobre a atualização de status do GNU Hurd ... É uma das poucas vezes por ano em que ouvimos algo novo apresentado no Hurd. O GNU Hurd tem quase três décadas e ainda não viu seu marco de v1.0 alcançado, mas Samuel Thibault e um pequeno grupo de outros desenvolvedores de software livre continuam trabalhando neste micro-kernel GNU.
Samuel Thibault mais uma vez apresentou no Encontro Europeu de Desenvolvedores de Código Aberto Gratuito (FOSDEM) sobre o estado do Hurd. Recentemente, o Hurd pegou um árbitro PCI, suporte ACPI básico para gerenciamento de energia, e agora é capaz de construir aproximadamente 75% do conjunto de pacotes Debian.

Os desenvolvedores do Hurd também estão trabalhando para trazer suporte ao Golang, Rust e outras linguagens modernas para o Hurd. Além do GCC, há também suporte ao LLVM. Embora seja capaz de construir grande parte do conjunto de pacotes Debian, graças ao uso do mesmo conjunto de ferramentas GNU que as distribuições Linux, quando se trata de recursos de hardware modernos que ainda estão em dificuldades. Ainda não há suporte a multi-threading SMP e a porta x86-64 continua sendo um trabalho em andamento.

Os desenvolvedores continuam trabalhando na criação de protótipos em Debian Debian GNU / Hurd, similar aos esforços anteriores em torno do Debian GNU / kFreeBSD. Há também trabalho em uma distribuição GuixSD baseada em Hurd, bem como emparelhar o Hurd com o Arch.

Aqueles que querem aprender mais sobre o estado do Hurd em 2019 podem ver o deck de slides em PDF de Samuel da sua apresentação esta manhã em Bruxelas.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário