Confira !!
O Centro de Tecnologia de Código Aberto da Intel publicou um documento analisando o impacto no desempenho de aplicativos Android em Chromebooks com tecnologia Intel quando a Biblioteca Biônica do Android é otimizada para o AVX2.
Para pouca surpresa considerando os benefícios de desempenho do AVX (Advanced Vector Extensions) que vimos no desktop Linux quando binários são construídos com suporte a AVX, e especialmente em plataformas como o Clear Linux que realmente exploram o potencial dessas extensões de conjunto de instruções em CPUs modernas, A melhoria do desempenho dos Chromebooks pode ser bastante profunda.
Com as otimizações do AVX2 em comparação com apenas o SSE para os fundamentos do suporte ao ChromeOS para aplicativos Android, o impacto em vários aplicativos variou de menos de 1% para mais de 20%. O Google Drive obteve uma melhora de desempenho de 21%, enquanto o Instagram aumentou em 17%, dois dos grandes vencedores. Para cargas de trabalho mais pesadas, como um benchmark de aprendizado de máquina, o tempo máximo de inferência foi 44% menor com as otimizações do AVX2.
Apenas em algumas cargas de trabalho houve regressões de desempenho. O uso do AVX2 também ajudou a melhorar a eficiência de energia em diversos cenários. No geral, essas melhorias de desempenho do AVX2 para aplicativos Android nos Chromebooks são muito bem-vindas e bastante práticas.
Os curiosos sobre os benefícios do AVX2 nos Chromebooks podem ler os resultados dos testes da Intel e os detalhes no 01.org .
Com o AVX-512 sendo lançado em mais CPUs com o Icelake, haverá ainda mais potencial AVX nos Chromebooks da próxima geração. Espero que, em 2019, possamos ver mais envio de software com otimizações de AVX por padrão.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário