sábado, 2 de março de 2019
A chegada do suporte do Systemd para o Boot Loader estendido "XBOOTLDR"
Connfira !!
O Systemd acaba de fundir o suporte para a partição "Extended Boot Loader", também conhecido como "XBOOTLDR", que é a especificação de bootloader que eles esperam que os fornecedores de distribuição Linux suportem melhor as configurações dual / multi-boot.
O XBOOTLDR é uma alternativa à partição de sistema EFI (ESP) convencional para armazenar informações de inicialização do sistema para ativar um sistema operacional. Sua especificação tenta tornar a inicialização do sistema Linux mais robusta, lidar melhor com vários sistemas operacionais em um único disco, lidar com o diretório suspenso para evitar possíveis conflitos com outro SO e melhor suporte unificado. Essa é uma alternativa ou algo complementar à lógica do menu de inicialização EFI.
O suporte XBOOTLDR no systemd inclui o suporte sd-boot necessário, suporte a bootctl para poder listar agora ESPs e XBOOTLDRs, o systemd-gpt-auto-generator agora pode lidar com partições XBOOTLDR e outros bits.
Esta especificação systemd Extended Boot Loader é descrita aqui - ela explica por que essa especificação foi criada e as falhas das mentes dos desenvolvedores systemd na lógica de inicialização da UEFI.
TL: DR: Atualmente há pouca cooperação entre múltiplas distribuições em configurações de dual-boot (ou triplo, ... multi-boot), e gostaríamos de melhorar esta situação fazendo com que todos se comprometam com um formato de configuração de inicialização único baseado em drop-in arquivos e, portanto, é robusto, simples, funciona sem reescrever arquivos de configuração e está livre de conflitos de namespace.
Implementando sua especificação, foram adicionadas quase duas mil linhas de código ao sistema a partir deste envio . Esse envio, diz Lennart Poettering, implementa "100%" da especificação.
Fonte
Até a próxiima 1
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Linux,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário